Madeira

PS propõe plano para os trilhos de BTT na Madeira

None

O Grupo Parlamentar do PS-M deu hoje entrada, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, a um projecto de resolução que recomenda ao Governo Regional a adopção de várias medidas no que diz respeito aos trilhos de BTT.

A deputada Sofia Canha – que, antes de apresentar esta iniciativa, esteve a recolher informação junto a praticantes, empresários e entusiastas da modalidade – lembra que “tem sido feita uma aposta na promoção e divulgação da actividade de BTT, mas que não se conhece qualquer estratégia para esta área”. Aquilo que se conhece, acrescenta, é que “a Região, através da Associação de Promoção da Madeira, apoia, de forma pontual, eventos ligados àquela actividade, promovidas por entidades privadas”.

Sopfia Canha sublinha que ainda que utilização desregrada e sem qualquer regulação poderá desencadear o desgaste dos trilhos e das áreas para a prática de BTT, com impactos na qualidade dos pisos e na segurança dos praticantes, que, por sua vez, terá consequências em termos de captação de público.

Por outro lado, lembra que muitos trilhos encontram-se em terrenos privados ou que passam em antigas veredas e caminhos reais, partilhados com outros utilizadores (caminhantes, trail runners, pastores, motociclos), o que pode desencadear conflito de interesses ou provocar acidentes.

“Se a Madeira tiver a capacidade de garantir as condições de reconhecida qualidade e segurança, a divulgação desta prática desportiva faz-se só por si, não querendo dizer que não seja complementada com promoção por parte das entidades públicas e associativas”, frisa a deputada.

Concretamente, o PS-M propõe plano para os trilhos de BTT, verbas para a sua manutenção e que se preveja formas de sustentabilidade económica dos mesmos.