Madeira

Projecto do M-ITI ganha prémio Europeu de Inovação Cultural para as Alterações Climáticas

None

Está em exposição no Centre de Cultura Contemporània de Barcelona (CCCB), na Catalunha, o projecto vencedor do II Prémio Internacional de Inovação Cultural. Falamos da Newton Machine, uma bateria alternativa que armazena energia graças à força da gravidade. O anúncio foi feito por Nuno Nunes, presidente do Madeira Interactive Technologies Institute (M-ITI), que destaca a formalidade do prémio ganho em 2017.

A instalação baseia-se em três versões diferentes de baterias por gravidade, desenvolvidas no Madeira Interactive Technologies Institute (M-ITI), e dois protótipos funcionais projectados como um objecto de design (uma lâmpada e uma mesa giratória) que, ao contrário das baterias por gravidade, geram a energia para activar-se.

Além disso, a curta-metragem ‘The Eday Newton Machine’ documenta a experiência do grupo de artistas e engenheiros na Eday, uma pequena ilha escocesa de apenas 130 habitantes que trabalha com energia renovável a 100%.

A exposição apresenta uma série de projectos elaborados que propõem soluções energéticas alternativas baseadas nas características geográficas da ilha da Madeira e ficará exposta até 15 de Abril deste ano no CCCB.