Madeira

PCP solidário com a jornada de luta dos estivadores do Porto do Caniçal

FOTO DR
FOTO DR

Num comunicado dirigido à imprensa nesta manhã de sexta-feira, o PCP-Madeira manifestou a sua solidariedade para com os trabalhadores portuários, em greve a partir de hoje.

“O PCP-Madeira está solidário com a jornada de luta convocada para hoje e amanhã (dias 27 e 28 de julho) pelo STEAL- Sindicato dos Estivadores e da Actividade Logística”, refere a nota.

Os comunistas sublinham que a “crescente proliferação de práticas antissindicais no porto do Caniçal” e “a precarização do sector”, justificam o protesto, referindo que “apenas 7% do custo total da operação portuária refere-se aos custos ou encargos com os trabalhadores” na Madeira.

“Nos últimos anos os vencimentos desta classe laboral têm vindo a diminuir e segundo os representantes dos trabalhadores, as represálias contra os trabalhadores efectivos e sindicalizados, que tem assumido uma posição mais reivindicativa na dignificação da profissão e na salvaguarda da segurança laboral tem marcado a realidade do trabalho portuário. Assim o PCP saúda os Estivadores em luta na Região Autónoma da Madeira”, conclui a mesma nota.