Madeira

Operação ‘Escola Segura’ da PSP arranca amanhã em força na Madeira

Polícia vai fiscalizar o uso de cinto, das cadeiras de crianças e as áreas junto às escolas

None

A Operação Escola Segura - Ano Lectivo 2018/19 arrancou ontem mas é amanhã, quinta-feira, que terá mais incidência na Madeira, uma vez que é nesta data que a maioria das escolas da Região entra em pleno funcionamento.

A Polícia vai implementar acções com o objectivo de garantir a segurança e a vigilância das áreas escolares, prevenir a delinquência juvenil, detectar problemas que possam interferir na segurança dos cidadãos e promover uma maior aproximação à comunidade escolar, enumerou o Comando Regional da PSP.

O Programa Escola Segura vai já no seu 24.º ano de vigência oficial. Neste ano lectivo, irá privilegiar temáticas como violência no namoro, bullying e cyberbullying, consumo de álcool e drogas, segurança rodoviária e autoprotecção.

“Esta prevenção será materializada através de acções preventivas, como apresentações/acções direccionadas para o público adolescente, bem como para o público infantil através das histórias “Eu Faço Como Diz o Falco””, refere o Comando Regional da PSP em nota de imprensa.

O trânsito vai também merecer especial atenção da PSP, nomeadamente os locais destinados a paragem de veículos para operações de tomada e largada de passageiros, bem como aos sistemas de retenção e segurança dos veículos para transporte de crianças (cintos de segurança e cadeirinhas).

“Irão ser também desencadeadas acções de fiscalização nos estabelecimentos comerciais de venda e consumo de bebidas alcoólicas a menores em locais públicos e abertos ao público”, revela a Polícia.

“No que diz respeito aos estabelecimentos de ensino da Região, no ano lectivo passado, a PSP registou uma descida dos principais indicadores de insegurança objetiva, registando-se uma diminuição quer nas ocorrências de cariz criminal como nas ocorrências de cariz não criminal”, refere o Comando da Madeira.