Madeira

Mínimas a subir na Madeira em início de semana nublado

Níveis de exposição aos UV mantêm-se muito elevados na Madeira e resto do país

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para a Madeira, esta segunda-feira, o céu deverá apresentar períodos de muita nebulosidade, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte e nas zonas montanhosas.

O vento soprará moderado (20 a 30 km/h) do quadrante norte, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) nas zonas montanhosas e no extremo leste da ilha da Madeira.

A registar uma pequena subida da temperatura mínima, que rondará os 19ºC.

Relativamente ao estado do mar, prevê-se ondas de norte com 1 a 1,5 metros, na costa Norte e, na costa Sul, ondas de sudoeste inferiores a 1 metro.

A temperatura da água do mar deverá rondar os 21/22ºC.

O IPMA alerta ainda que todas as regiões do continente, Madeira e Açores estão hoje em risco muito elevado e elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV).

Em risco muito elevado estão os distritos de: Portalegre, Lisboa, Coimbra, Leiria, Setúbal, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Évora, Beja, Vila Real, Bragança, Braga, Viseu, Aveiro, Castelo Branco, Santarém e Faro no continente, as ilhas da Madeira e do Porto Santo e as ilhas das Flores, São Miguel, Faial e Terceira, nos Açores.

Com níveis elevados estão apenas os distritos de Coimbra e do Porto.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).