Madeira

Mercado dos Lavradores em processo de modificações

None Ver Galeria

Neste início de Verão, a Câmara Municipal do Funchal prepara-se para avançar com uma operação de beneficiação multifacetada no Mercado dos Lavradores, que representará um investimento na ordem dos 170 mil euros, na requalificação de todas as fachadas do Mercado, bem como das bancas onde se instalam as históricas floristas dos Lavradores.

“Esta intervenção será fortemente comprometida com a valorização da identidade histórica e do património do Mercado dos Lavradores”, declara o presidente Paulo Cafôfo.

Todas as fachadas do Mercado dos Lavradores serão recuperadas com o objectivo de preservar a traça original do histórico edifício.

Trata-se de uma intervenção a nível estético, de limpeza, rectificação e pintura das fachadas, de modo a recuperar o amarelo ocre original, e haverá também uma reabilitação a nível geral, com a execução de todos os trabalhos inerentes a uma boa recuperação exterior do edifício, o que vai incluir todos os beirais na envolvência do edifício e a colocação de vidros novos, tanto na Praça do Peixe, como em todo o primeiro piso. Esta intervenção exterior está avaliada em 105 mil euros.

A renovação dos espaços destinados às históricas floristas será, por sua vez, a grande novidade desta intervenção transversal da Autarquia na valorização do Mercado dos Lavradores.

Terão, pela primeira vez, espaços completamente próprios construídos de raiz, nomeadamente com a instalação de módulos em ferro forjado, com estruturas adequadas para a colocação de flores e bolbos, respeitando o processo de certificação de qualidade que está a ser introduzido no Mercado.

Cada módulo terá, também, a sua própria iluminação, respondendo a um pedido expresso das próprias floristas. “A tradição será, no entanto, salvaguardada, com balcões em madeira, cestos de vime e os trajes típicos a comporem o ramalhete diário”, assume Cafôfo.

A Câmara Municipal do Funchal revela que todo o trabalho de design, bem como todas as plantas de pormenor, foram desenvolvidos com recursos internos. O investimento na concretização ascenderá, neste caso, a 65 mil euros.

No mês passado, a CMF começou por implementar, pela primeira vez na História do Mercado dos Lavradores, um processo de certificação de qualidade, especialmente focado nas questões da higiene e da segurança alimentar.

Outra grande novidade é o serviço de ‘PersonalPlaning’, dirigido a todos os comerciantes do Mercado, e que incide na excelência no atendimento, na valorização dos clientes, nas reclamações e na arte de bem comunicar, entre outras questões de carácter emocional e comportamental.

O objectivo deste serviço foi envolver e valorizar os comerciantes do Mercado, rumo ao intuito de responder com cada vez mais excelência às exigências de um mercado cada vez mais competitivo.