Madeira

Mealhada eleita ‘Destino Gastronómico do Ano’ vence Funchal, Braga e Estremoz

A eleição decorreu no passado fim-de-semana. A revista ‘WINE - A Essência do Vinho’ anunciou e premiou ‘Os Melhores do Ano 2016’. A publicação especializada distinguiu 15 nomes

Foto Facebook
Foto Facebook

Já são conhecidos os vencedores dos prémios ‘Os Melhores do Ano 2016’ pela revista ‘WINE - A Essência do Vinho’. O anúncio foi feito na noite de sexta-feira, durante o jantar realizado no hotel Crowne Plaza Porto.

A Madeira estava presente através do Funchal, cidade que concorria ao título de ‘Destino Gastronómico do Ano’. Contudo, o título foi para a Mealhada, que assim bateu o Funchal, Braga e Estremoz, os outros candidatos.

De resto, o vinho Dona Maria Grande Reserva 2011, produzido por Júlio Bastos em Estremoz, Alentejo, foi um dos grandes vencedores, ao conquistar o galardão de ‘Vinho do Ano 2016’. “Elaborado a partir das castas Alicante Bouschet, Touriga Nacional Petit Verdot e Syrah, de parcelas de vinhas velhas, foi fermentado em lagar e estagiou em barricas novas de carvalho francês durante um ano. É um grande vinho de um senhor produtor”, considera a publicação.

Ainda na área do vinho, os sorrisos mais rasgados da noite foram para Vasco d’Avillez (actual presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, ex-presidente da ViniPortugal e futuro... diácono), eleito ‘Personalidade do Ano 2016 no Vinho’. A Herdade do Portocarro, da Península de Setúbal, liderada por José Mota Capitão, foi considerada ‘Produtor do Ano 2016’ e a Azores Wine Company, projecto de António Maçanita, Filipe Rocha e Paulo Machado, distinguida ‘Produtor Revelação do Ano’.

De resto, o jantar de anúncio e entrega de prémios tiveram a presença de duas centenas de convidados. Os vencedores resultaram de uma pré-selecção de 60 nomeados, da responsabilidade da redacção da revista ‘WINE - A Essência do Vinho’, uma publicação especializada em vinho e gastronomia, lançada em Maio de 2006 e que já ultrapassou as 100 edições, estando actualmente a culminar as celebrações dos 10 anos de existência.

LISTA COMPLETA DE ‘OS MELHORES DO ANO 2016’ PELA REVISTA ‘WINE’

VINHO DO ANO