Madeira

Marinha e Autoridade Marítima Nacional aconselham à população que se abstenha de passeios junto ao litoral

None

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertam para as prováveis consequências da previsão de agravamento do estado do mar na costa norte das ilhas da Madeira e do Porto Santo a partir da tarde de hoje.

O alerta é dirigido a toda a comunidade marítima que se encontra no mar, bem como a toda a população que frequente as zonas costeiras ao longa de toda a faixa litoral do arquipélago da Madeira, em especial nas costas norte, oeste e sudoeste.

As actuais previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) referente à provável ocorrência de vento e de agitação matrítima fortes do quadrante de noroeste, com velocidade de cerca de 10 Km/h e de altura significativa que podem chegar aos 7 metros, respectivamente, nas costa norte e oeste e sudoeste das ilhas da Madeira e do Porto Santo, e terão especial incidência durante o fim-de-semana, nos dias 6 e 7 de Janeiro.

Assim, à população em geral, recomenda que se abstenham da prática de passeios junto ao litoral, em especial na costa norte da ilha da Madeira. No entanto, e tendo em conta a forte agitação marítima, com maiores consequências para a costa norte, irá necessariamente, embora em com menor intensidade, também afectar a costa sul da Região.

Aos pescadores lúdicos de pesca à cana aconselha cautela, evitando pescar junto a zonas de arriba nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas.

Caso exista absoluta necessidade de se deslocar até à orla costeira, deverá manter-se uma atitude vigilante e ter sempre presente que nestas condições extremas, o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.

À comunidade marítima recomenda a adopção de medidas de precaução, verificando, e se necessário reforçando, a amarração das embarcações quando atracadas, ou mesmo varando em lugar seguro as embarcações de pequena dimensão. À comunidade piscatória e à comunidade náutica, que se encontrem em actividade no mar, aconselhando o regresso ao porto de abrigo mais próximo.