Madeira

Madeira e Porto Santo sob aviso laranja este fim-de-semana

None

O arquipélago da Madeira vai estar sob vários avisos meteorológicos, laranja e amarelos, devido a vento e agitação marítima, entre esta sexta-feira e Domingo. Recorde-se que durante a tarde, a Autoridade Marítima lançou um alerta à população, em especial à comunidade marítima.

De acordo com a informação publicada na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a costa norte da Madeira e a ilha do Porto Santo ficam sob aviso laranja (o segundo mais grave) a partir das 15 horas deste Sábado e até às 9 horas de Domingo. Espera-se grande agitação marítima com ondas com cinco a sete metros.

O IPMA também coloca sob alerta laranja as regiões montanhosas da ilha da Madeira, mas entre as 12 horas e as 00h de Sábado, alertando para vento muito forte de norte/noroeste, com rajadas entre 110 e 120 quilómetros.

Já a costa sul da Madeira está sob aviso amarelo, desde esta sexta-feira e até Domingo às 21 horas, altura em que o IPMA prevê que as ondas com quatro e cinco metros acalmem.

Esta noite, o Porto Santo e a costa norte da Madeira já estão sob aviso amarelo, que durará até às 15 horas de Sábado, momento em que ficarão sob o laranja. As zonas montanhosas também já se encontram sob o terceiro aviso mais grave até às 12 horas de Sábado.