Madeira

Madeira com níveis muito elevados de exposição aos UV, mas pólens baixos nos próximos dias

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

Segundo Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA), quase todos os distritos de Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e Açores estão hoje em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo Instituto do Mar e da Atmosfera.

Apesar da forte radiação UV, na Madeira prevê-se céu muito nublado, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos, em especial nas vertentes norte e terras altas e vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte nas terras altas.

No Funchal as temperaturas vão variar entre os 20 e os 26 graus.

Relembre-se que o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protector solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Pólenes com níveis moderados e baixos todo o país nos próximos dias

No que toca às alergias as notícias são mais favoráveis.

As concentrações de pólenes no ar vão estar nos próximos sete dias com níveis moderados nas regiões Norte de Portugal continental e baixos nas restantes regiões e na Madeira e Açores, segundo a Sociedade de Alergologia.

De acordo com o Boletim Polínico da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), entre hoje e dia 2 de Agosto, estão previstos níveis moderados para as regiões do norte e baixos para as restantes regiões do Continente e para os arquipélagos da Madeira e dos Açores.

“O pólen presente na atmosfera pertence essencialmente a plantas de floração tipicamente de verão, algumas gramíneas, eucalipto, castanheiro, palmeira e ervas parietária, tanchagem e quenopódio”, é referido no boletim.

A SPAIC informa ainda que “nesta altura do ano, assiste-se a uma tendência para redução dos níveis de pólen na atmosfera em todas as regiões do país”.

O Boletim Polínico efectua a divulgação semanal dos níveis de pólenes existentes no ar atmosférico recolhidos através da leitura de postos em várias regiões do país.