Madeira

Madeira admite ter de gastar “milhões de euros” com o acolhimento de emigrantes da Venezuela

O secretário regional das Finanças foi o primeiro a reunir-se esta quarta-feira com o Secretário de Estado das Comunidades

Foto Jorge Freitas Sousa
Foto Jorge Freitas Sousa

O secretário regional das Finanças foi o primeiro a reunir-se esta quarta-feira com o Secretário de Estado das Comunidades, para uma avaliação dos custos relacionados com o acolhimento dos emigrantes que regressam da Venezuela.

Rui Gonçalves admite que serão “milhões de euros” que a Região terá de gastar em áreas como a habitação, saúde, educação e apoio social.

José Luís Carneiro está na Região para reuniões de avaliação da situação dos cerca 4000 regressados da Venezuela.

Neste momento decorre uma reunião alargada, com o secretário dos Assuntos Parlamentares e a secretária da Inclusão e Assuntos Sociais e com representantes dos diversos sectores envolvidos no apoio aos emigrantes da Venezuela.

O Governo Regional preparou um relatório em que aponta os problemas dos vários sectores e propõe medidas, de âmbito regional e nacional.

Na Educação, por exemplo, serão cerca de 200 os alunos provenientes da Venezuela matriculados, o que poderá representar uma verba superior a 1,5 milhões de euros anuais.

Medicamentos, alojamento, equivalência de habilitações e segurança social, são outros problemas apresentados ao Secretário de Estado.