>
Madeira Patrocinado

Lixívia é um produto de limpeza?

Os mitos de limpeza estão instalados, por isso não se deixe enganar e informe-se bem, pela sua saúde e das que o rodeiam!

None Ver Galeria

É um equívoco pensar que a lixívia, também conhecida por cloro, é um detergente. Na realidade este produto é um poderoso desinfectante, que limpa devido ao seu forte poder oxidante, branqueando a área da sujidade. Nas nossas casas não há necessidade de usar regularmente este tipo de produto. A sua utilização é justificada apenas em áreas hospitalares ou em locais de processamento de alimentos, pois o objectivo é uma desinfectação eficaz com regularidade, a baixo custo.

A lixívia pode ser eficaz na eliminação de odores e garante a desinfecção quando devidamente utilizado. Porém, o “mito” tem um impacto muito negativo, não só para o meio ambiente como também na saúde de quem os utiliza.

Riscos para a sua saúde:

- Quando misturado com amónia (ou gás amoníaco), ele origina um gás muito prejudicial para a saúde, uma vez que a inalação desses gases provoca uma deficiência gradual dos órgãos, tais como, os rins, fígado e pulmões. Lembre-se que até a urina e alguns detergentes de casa de banho contêm amoníaco;

- É altamente corrosivo para a pele, podendo provocar queimaduras e ulcerações;

- Na sua forma gasosa, o cloro pode criar dioxinas, um composto cancerígeno relacionado também com deficiências na gestação, aborto, infertilidade, diabetes e doenças imunológicas;

- Não se deve misturar a lixívia com outros tipos de produtos!

Consequências no Meio Ambiente:

- A sua eliminação pelos esgotos, em contacto com a água residual e com outros minerais formam uma série de toxinas perigosas, designadas como poluentes orgânicos persistentes, uma vez que permanecem na água ou no solo e levam anos a desaparecer;

Danos Materiais:

- A utilização excessiva de lixívia em cerâmicas e loiças danifica os materiais, tornando-os mais frágeis e porosos;

- No inox, cromados e vidros a lixívia degrada-os com facilidade e ajuda a acumular limestone = acumulação de cálcio e sílicas;

- É corrosivo para alguns tipos de metais;

- Cria riscos adicionais quando derramado acidentalmente em superfícies nobres, tais como, alcatifas e outros pavimentos;

- A lixívia é incompatível com outros tipos de agentes branqueadores pois pode originar reacções violentas.

Existem muitas outras opções de limpeza mais seguras e eficazes, porém devido à difícil mudança de mentalidades, torna-se complicado fazer com que as pessoas alterem os seus hábitos. Convencer alguém que sempre utilizou e com algum sucesso a lixívia, a mudar de produto, é quase impossível. É necessário conhecer bem todos os riscos e as inúmeras alternativas que existem. Só a ignorância dos riscos associados pode justificar tais práticas.

Em áreas como hotelaria, onde pelo menos 65% da satisfação dos clientes está relacionado com o departamento de housekeeping, o odor a lixívia é sempre associado a limpeza barata e altamente incomodativo, daí ser muito pouco recomendada.

A Seta Verde, Higiene, Lda sensibiliza os seus clientes para os reais perigos da utilização excessiva de lixívia nas suas limpezas, prevenindo-os para o que realmente é importante através da apresentação de soluções eficazes de limpeza, sem utilização elevada de cloro.

Comercializamos uma gama de produtos na área de housekeeping eficazes e não prejudicais para a saúde e para o meio ambiente deixando as superfícies limpas e desinfetadas.

A utilização destes produtos de acordo com as indicações técnicas e com as diluições recomendadas acompanhado de formação contínua contribui para uma maior produtividade e desempenho!

Contacte-nos para mais informações:

Telefone:+291 930 500

E-mail: [email protected]

Consulte https://www.exterminio.pt/pdfs/setaverde.pdf para conhecer os nossos produtos e serviços.

Boas Limpezas!

Fechar Menu