LEME revela pilares estruturais da economia do mar na Madeira

Estudo da PwC é apresentado esta tarde no Funchal

12 Fev 2019 / 13:57 H.

A consultora PwC apresenta esta tarde a 9.ª edição do estudo ‘LEME - Barómetro PwC da Economia do Mar’, no Auditório do Comando Operacional da Madeira, no Funchal, com diversos especialistas da PwC e oradores convidados a analisar e debater o rumo da Economia do Mar em Portugal, tendo por base um conjunto de indicadores e informação recolhida pela PwC, através de um questionário preparado para o efeito.

O LEME – Barómetro PwC da Economia do Mar é um projecto de responsabilidade social que visa acompanhar a evolução da economia do mar em Portugal, analisar as tendências e as escolhas que estão a ser efectuadas pelos diversos agentes económicos e partilhar essa informação com a sociedade em geral.

Esta nova edição do LEME baseia-se no tema “ A Importância da Geoestratégia Marítima” - um tema fundamental quando se analisa as atividades do mar. A apresentação do LEME contará com a presença de diversas personalidades com profundo conhecimento acerca da Economia do Mar.

O LEME - Barómetro PwC da Economia do Mar, inclui um destacável dedicado à Madeira (LEME Zoom Madeira) cujo lançamento público, ocorrerá neste evento.

Um destacável que revela que o turismo ancorado em actividades marítimas, o registo internacional de navios e o desenvolvimento da fileira alimentar do mar são pilares estruturais da

economia do mar na Madeira.

“Turismo costeiro, cruzeiros e marinas são pontos fortes da oferta turística na Madeira. O registo internacional de navios continua a manter um elevado ritmo de crescimento. A pesca e a transformação do pescado são indústrias relevantes na economia do arquipélago da Madeira e têm tido a capacidade de absorver recursos humanos que, com a instabilidade económica

dos últimos anos, têm perdido os seus empregos. O transporte marítimo de mercadorias é um sector vital para a sustentabilidade económica da Região, no entanto, a instabilidade macroeconómica tem afectado este sector de forma relevante. A vocação marítima da Madeira continua a ser um dos melhores activos da região, e se apoiada e incentivada poderá resultar num novo caminho de crescimento e de desenvolvimento sustentável”, lê-se no documento.

Eis o programa desta tarde

14h30 – Boas Vindas e Abertura

Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas Almirante António Silva Ribeiro (“A Importância da Geoestratégia Marítima para Portugal”)

Vice-Presidente do Governo Regional da Madeira Dr. Pedro Calado

PwC – Miguel Marques

15h20 – Estado Maior da Armada – Comandante Sardinha Monteiro (“O Papel de Portugal nos Assuntos Marítimos Globais - Riscos e Ameaças”)

15h35 - Apresentação da 9ª edição do “LEME - Barómetro PwC da Economia do Mar” (com lançamento de LEME Zoom Madeira) e da 4ª edição do LEME Mundo

Miguel Marques - Partner da PwC

16h00 – Pausa para café

16h20 - “Estratégia de Internacionalização da Economia do Mar da Madeira”

Moderador:

Gil Rosa - RTP

Oradores:

Miguel Silva Gouveia – Vice-Presidente da Câmara Municipal do Funchal

Francisco Costa – Presidente SDM

Cátia Esteves - Transinsular

17h10 - Painel: “Economia do Mar na Madeira Desafios Futuros”

Moderador:

Ricardo Miguel Oliveira - Diário de Notícias da Madeira e TSF Madeira

Oradores:

Luís Miguel Sousa - Presidente Grupo Sousa

Manuel Ara Oliveira - Direção Recursos do Mar da RAM

Jorge Veiga França – Presidente ACIF

Carla Olival – WISTA Portugal

18h00 – Encerramento

Secretária Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais – Dra Susana Prada

Vice-Presidente da Câmara Municipal do Funchal – Eng. Miguel Silva Gouveia

Miguel Marques PwC

Outras Notícias