Lançamento de projecto de combate à poluição com medusas é um dos temas que pode consultar na agenda desta segunda-feira

08 Jan 2018 / 07:00 H.

Lançamento do projecto ‘GoJelly - A gelatinous solution to plastic pollution’

Irá decorrer, na Quinta do Lorde Resort Hotel, a reunião de lançamento do projecto ‘GoJelly - A gelatinous solution to plastic pollution’, a partir das 10 horas. O projecto ‘GoJelly’ representa a primeira participação da Madeira na área da Economia Azul do Programa ‘Horizonte 2020’, e em que o Observatório Oceânico da Madeira (OOM), unidade de investigação da Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI) é um dos 15 parceiros do consórcio, que inclui ainda representantes da Alemanha, Noruega, Itália, Alemanha, Eslovénia, Israel e China. O objectivo principal deste projecto é desenvolver, testar e promover uma solução gelatinosa, que será processada através de matéria-prima proveniente de medusas, para servir de filtro à poluição de microplásticos. Neste contexto, esta equipa internacional e multidisciplinar propõe-se a atingir dois objectivos de uma só vez, removendo as medusas do mar em regiões que constituem uma praga, e usando-as para limpeza dos microplásticos, que são já considerados uma ameaça global. As medusas serão ainda usadas como matéria-prima para as indústrias alimentar, de rações e química. O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, estará presente na abertura dos trabalhos, na Sala Ballroom da Quinta do Lorde Resort Hotel.

Sarau cultural dos antigos alunos da APEL

A Associação dos Antigos Alunos da Escola da APEL vai organizar um Sarau Cultural. O evento, que tem lugar nesta segunda-feira, a partir das 18h30, no Auditório Padre Mário Casagrande, irá reunir actuações musicais, assim como interpretações de poesia, leitura expressiva e teatro. A juntar à componente cultural, a Associação dos Antigos Alunos irá prestar homenagem a uma figura da história da APEL, uma iniciativa que está ligada ao facto da escola estar a assinalar quarenta anos desde a sua fundação. O evento, que é de livre acesso a toda a comunidade, pretende, dessa forma, destacar o contributo singular do homenageado à afirmação da APEL como uma das escolas de referência da Região. Sem avançar com detalhes sobre a homenagem a ser prestada, a Associação dos Antigos Alunos explica que a mesma envolve uma peça em bronze da autoria do escultor Luis Paixão, antigo professor da escola. A mesma será apresentada publicamente durante o evento.

Associação dos Reformados, Pensionistas e Idosos chama atenção para demoras na distribuição das pensões

A Direcção da ARPIRAM promove, nesta segunda-feira, dia 8 de Janeiro, uma iniciativa que visa chamar a atenção para as demoras que ocorrem nas distribuição das Pensões. Pelas 15 horas, serão prestadas declarações à Comunicação Social, que terão lugar na Avenida Zarco, no Funchal, junto à entrada à Estação dos CTT.

Apresentação do III Trail da Boa Ventura

A AARAM – Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira promove nesta segunda-feira uma sessão de apresentação oficial relativa à 3.ª edição do evento de trail running, pelas 11h00, na sede da junta de freguesia local, entidade parceira na organização deste evento.

Albuquerque recebe embaixador dos EUA

O presidente do Governo Regional da Madeira recebe, em audiência, pelas 17 horas, o Embaixador do Estados Unidos da América.

Arranca distribuição do n.º 61 da ‘Islenha’

A ‘Islenha 61’, que tem como tema de capa a obra do pintor Adolfo de Sousa Rodrigues, acaba de chegar e começará a ser distribuída nesta segunda-feira, dia 8 de Janeiro. ‘Adolfo de Sousa Rodrigues (1866-1908), um Pintor Insatisfeito’ é o título do texto de Ramiro Gonçalves sobre este pintor de origem madeirense, mas que estudou e viveu quase sempre fora, tendo de resto falecido muito jovem, aos 41 anos. O autor relembra deste modo o seu breve percurso humano e artístico, bem digno aliás de ser lembrado na História da Pintura Portuguesa. O quadro reproduzido na capa deste número é um dos seus mais interessantes trabalhos e representa a Baía de Câmara de Lobos, em toda a sua languidez atlântica.

Reunião da Comissão de Inquérito à Escola Hoteleira

A Comissão Eventual de Inquérito para análise ao incumprimento dos deveres do Governo Regional na defesa do interesse público no processo de concessão da exploração da Escola Hoteleira terá uma reunião, pelas 14h30, para a continuação dos trabalhos.

CDS aborda “questões de interesse” para as populações

O Grupo Parlamentar do CDS-PP aborda nesta segunda-feira, dia 8 de Janeiro, “questões de relevante interesse” para as populações da Região. Haverá declarações à comunicação social às 11 horas, na sede do Grupo Parlamentar, Rua da Alfândega, 71-1º.

PCP apresenta iniciativas parlamentares

O Grupo Parlamentar do PCP realiza, nesta segunda-feira, dia 8 de Janeiro, uma conferência de imprensa na Sala de Imprensa da Assembleia Legislativa, às 15h30, com o objectivo da apresentação de iniciativas político-legislativas.

JPP realiza iniciativa sobre saúde

Pelas 9h30, na Assembleia Legislativa da Madeira, o deputado Élvio Sousa vai abordar uma iniciativa do Grupo Parlamentar do JPP na área da Saúde.

Tópicos