Madeira

JPP considera que ainda há muito a fazer para um início do ano lectivo tranquilo

None

O próximo ano lectivo está prestes a começar, mas “há muito por clarificar”, conforme salientou a deputada do Juntos pelo Povo (JPP), Patrícia Spínola, durante uma conferência de imprensa promovida esta manhã, junto ao infantário A Gaivota, no Caniçal.

“O secretário da Educação anunciou que está tudo a postos para um início de aulas tranquilo e sem sobressaltos. Assim sendo, poderá responder à comunidade educativa porque é que ainda não saíram as listas de colocações dos professores dos quadros de zona e dos contratados. Estará a aguardar pelo final da semana para que os professores, à pressa, tentem resolver a sua vida? Eles também merecem um início de aulas calmo e tranquilo”, questionou a deputada do JPP.

Patrícia Spínola referiu-se também “à velha aspiração das famílias” de ver as creches e jardins de infância abertos durante todo o ano.

“Visto que está previsto acontecer, seria importante que o senhor secretário se prontificasse a esclarecer como vai decorrer a alegada normalidade, como vão funcionar estas escolas nos períodos de actividades lectivas, quem vai dinamizar as actividades, que actividades serão, como será resolvida a questão da falta de pessoal durante o período das suas férias”, prosseguiu a deputada, levantando ainda a questão dos processos de higienização nos estabelecimentos de ensino, nomeadamente no âmbito da execução do contrato com as empresas que prestam serviços de fornecimento de refeições.

“Não basta avançar com medidas populistas, é preciso ver também a componente prática e a sua exequibilidade”, remata Patrícia Spínola, reiterando que o problema cabe à da tutela e não da direcção das escolas.