Madeira

JPP alerta para necessidade de obras urgentes no porto do Caniçal

None

Em vésperas do debate potestativo sobre o sistema portuário na Região, o Juntos pelo Povo (JPP) foi ao Porto do Caniçal lembrar a necessidade urgente de obras naquele local.

“Viemos cá denunciar o estado avançado de degradação em que se encontram as instalações deste porto e os seus equipamentos, nomeadamente as gruas que estão avariadas há muito tempo e também a zona do terrapleno, que necessitam urgentemente de intervenção”, afirmou Paulo Alves, sublinhando que estas questões são do conhecimento das entidades responsáveis.

“Não se percebe como se deixou chegar ao estado actual de degradação, sobretudo quando as situações já estavam identificadas pela própria APRAM (Administração dos Portos da Madeira), conforme se pode ver no plano de actividades e orçamento. O próprio Governo Regional, através de resolução emitida, faz referência ao estado de degradação destas infra-estruturas. Não se percebe porque não se faz nada”, reforçou o deputado, durante a iniciativa desta manhã.

O JPP lembrou ainda que, de acordo com o actual licenciamento da operação portuária, a APRAM é responsável por estas intervenções.

“Os custos de manutenção do terrapleno são da responsabilidade da APRAM. O que significa que o operador portuário não tem qualquer responsabilidade sobre as infra-estruturas, apenas obtém o maior lucro com a menor despesa possível e que, além disto, recebe dinheiros públicos para operar”, concluiu Paulo Alves.