Madeira

José Eduardo Franco galardoado em Espanha

None

O historiador madeirense José Eduardo Franco será homenageado, este sábado, em Espanha, na Província da Ciudad Real, pelos serviços prestados à promoção da cultura e ciência da Península Ibérica. A entrega do diploma de reconhecimento terá lugar na cerimónia solene de abertura da Universidade de Verão, na Universidade Livre Infantes. José Eduardo Franco recebe este reconhecimento na sequência de outras distinções que lhe têm sido atribuídas no plano nacional e internacional.

O diploma de distinção cultural e científica diz que foi por unanimidade que o Conselho da Universidade espanhola decidiu reconhecer publicamente em Espanha e homenagear solenemente José Eduardo Franco, pelo “trabalho que ao longo de anos tem realizado como investigador em defesa da cultura ibérica em particular e recentemente como diretor e catedrático titular da Cátedra Infante Dom Henrique para os estudos Insulares Atlânticos e a Globalização.”

José Eduardo Franco é conhecido internacionalmente pelos seus projectos de investigação de grande dimensão e projecção bem sucedidos. São de destacar em especial as suas obras de referência sobre os Jesuítas e as Ordens em geral, assim como as suas teses inovadoras sobre as identidades nacionais em perspectiva aberta, na articulação com a história do processo de globalização. Os seus livros são muito citados por estudiosos de diversas nacionalidades. É de notar que alguns dos seus projectos estão a ser adaptados noutros países.

Sinal da influência inspiradora das suas obras é o significativo número de investigadores portugueses e estrangeiros que procuram a supervisão de José Eduardo Franco para os seus trabalho académicos, tendo já orientado (e continua a orientar) muitas dezenas de teses de mestrado, doutoramento e projectos de pós-doutoramento.

O seu projecto mais emblemático e de maior sucesso editorial em Portugal e no estrangeiro foi a Obra Completa do Padre António Vieira em 30 volumes - o maior projecto da história da edição de clássicos em tempo recorde -, que neste momento já ronda uma tiragem de 1 milhão de exemplares, com edições internacionais associadas.

Neste momento, dirige outro grande projecto com Carlos Fiolhais, intitulado Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa, que virá a lume em 30 volumes.

Está também a dirigir na Madeira a maior operação científica de sempre para sistematizar conhecimento sobre a cultura e a ciência deste arquipélago através do projecto Aprender Madeira, que terá como edição de maior dimensão a projectada publicação do Grande Dicionário Enciclopédico da Madeira, onde participam mais de 500 investigadores das mais diversas áreas de saber.