Madeira

Jorge Carvalho na inauguração do Consulado-Geral de Portugal na África do Sul

None

O secretário regional da Educação, que detém a pasta das Comunidades, participou, na tarde de ontem, em Joanesburgo, na inauguração das novas instalações do Consulado-Geral de Portugal na África do Sul.

Nesta cerimónia, presidida pelo Secretário de Estados das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, marcaram ainda presença o Embaixador de Portugal na África do Sul, Manuel Carvalho, e o Cônsul-geral de Portugal naquele país, Francisco Meireles.

Segundo nota da secretaria tutelada por Jorge Carvalho, “várias dezenas de representantes da comunidade lusa na cidade de Joanesburgo testemunharam a inauguração, que contou com a actuação de um grupo folclórico ligado às tradições minhotas e com um grupo de escuteiros”.

“As novas instalações do Consulado-Geral de Portugal na África do Sul vão permitir, além da melhoria dos serviços anteriormente prestados, a criação de novas valências de serviço à comunidade portuguesa radicada naquele país”, explica a mesma nota.

A presença dos responsáveis pelas Comunidades Portuguesas no Governo da República e no Governo Regional, ambos com o nível protocolar de Secretário de Estado, motivou ainda uma deslocação ao Soweto para apresentação de condolências à família de Winnie Mandela, ex-esposa de Nelson Mandela, falecida no dia dois do corrente mês. Este ato solene foi acompanhado pelo Embaixador Manuel Carvalho.

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas adiantou à Lusa que a comunidade portuguesa em Joanesburgo é a maior da África do Sul -- estão registados cerca de 80 mil emigrantes, do total de 200 mil portugueses e lusodescendentes residentes neste país africano.

O governante, que hoje iniciou uma visita de cinco dias à África do Sul, adiantou que em 2017 os serviços consulares praticaram cerca de 30 mil atos consulares e, desde o início deste ano, registou-se um aumento de procura de 30%.

O novo consulado geral, a funcionar desde o início do ano, está instalado “numa zona muito central” da cidade e alia à dimensão dos serviços consulares um “espaço de afirmação cultural e social” de Portugal.

O espaço, com auditório e salas de reuniões, pretende assim funcionar como “uma autêntica plataforma cultural, com uma programação semanal”, como exposições de pintura, fotografia ou arquitetura, e um festival de curtas-metragens, descreveu Carneiro.

As novas instalações funcionam como “uma autêntica Casa de Portugal e de afirmação do Portugal contemporâneo nos seus valores mais progressistas”, comentou.

O governante referiu que as novas condições estão a atrair ao consulado “muitas das segundas e terceiras gerações que estavam afastadas, nomeadamente das múltiplas dimensões”.

Além disso, foi também lançada hoje uma nova página na Internet do consulado de Joanesburgo e uma página na rede social Facebook, que permite uma “interação com estas novas gerações, que agora se começam a reconciliar e a religar aos serviços consulares”.

José Luís Carneiro adiantou que o cônsul-geral em Joanesburgo, Francisco Meireles, vai lançar nas próximas semanas “roteiros sociais e consulares”, no âmbito dos quais vai visitar lares e centros sociais onde se encontrem idosos portugueses que, por dificuldades de mobilidade, não consigam deslocar-se aos serviços consulares, garantindo assim um “atendimento de proximidade”.

Carneiro iniciou hoje uma visita de cinco dias à África do Sul, durante a qual vai deslocar-se a Joanesburgo, Pretória, Vanderbilpark, Welkom, Bloemfontein e Cidade do Cabo, contactando com as comunidades portuguesas e autoridades locais.

A acompanhar esta deslocação está o secretário regional da Educação da Madeira, Jorge Carvalho, disse o governante, sublinhando a “vontade de reforçar a cooperação com as regiões autónomas da Madeira e dos Açores, neste esforço de aperfeiçoar as condições de trabalho do Estado português com as múltiplas, diversas e fortes comunidades portuguesas”.

Estima-se que, dos cerca de 200 mil portugueses e lusodescendentes residentes na África do Sul, metade sejam originários da Madeira.

Após esta visita à África do Sul, José Luís Carneiro desloca-se a Moçambique entre segunda e sexta-feira da próxima semana.