Madeira

Jorge Carvalho enaltece ensino “para e pelas Artes”

O Governo Regional promove, até sexta-feira, o VIII Congresso de Educação Artística.
O Governo Regional promove, até sexta-feira, o VIII Congresso de Educação Artística.

O Secretário Regional de Educação marcou presença na sessão de abertura do VIII Congresso de Educação Artística, realizada esta manhã na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia. Ao longo da sua intervenção, Jorge Carvalho fez questão de sublinhar que “educar para e pelas artes é algo que o Governo tem vindo a apoiar desde há muito tempo”.

“É através das artes que nós afirmamos a nossa cultura e que afirmamos também aquilo que somos enquanto Região. Por isso, faz todo o sentido esta aposta que temos realizado no ensino das artes”, frisou o Secretário.

No início do Ano Lectivo de 2017/2018, quis também deixar uma “palavra de reconhecimento” ao trabalho “fundamental” desempenhado pelos docentes do ensino artístico nas nossas escolas.

Jorge Carvalho procedeu, ainda, à entrega do Prémio de Educação Artística 2017 e de certificados “Escola Educamedia”.

Prémio de Educação Artística 2017

O Serviço Educativo do Museu de Arte Sacra foi distinguido com o Prémio Educação Artística 2017 pelo seu contributo, ao longo de mais de duas décadas, para a aprendizagem e o crescimento artístico de muitas crianças e jovens da Madeira, que o tornam um organismo importantíssimo no panorama da educação artística regional.

A Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Calheta e a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre receberam o Certificado e Selo de Excelência “Escola Educamedia”, respeitante ao trabalho desenvolvido no ano lectivo transacto no âmbito do Programa Educamedia, que consiste na certificação de práticas adoptadas relativamente aos media e audiovisuais que levem à estimulação dos alunos para a descodificação de discursos mediáticos e para a produção audiovisual, tendo como finalidade a formação de alunos e professores tecnologicamente competentes e artisticamente criativos.

Refira-se que outras três escolas que também executaram com sucesso as actividades propostas (EB1/PE do Ribeiro de Alforra, EB1/PE de São Filipe e EB1/PE da Calheta) foram certificadas no Festival de Audiovisual e Cinema Escolar.