Madeira

Já se faz fila para reservar bilhetes no 2.º charter pascal

A fila já tem mais de 70 pessoas a esta hora.  Foto de Anna Martins
A fila já tem mais de 70 pessoas a esta hora. Foto de Anna Martins

Desde as 5 horas da manhã que há fila compacta junto à Loja do Cidadão para reservar bilhetes no 2.º charter pascal. O primeiro da fila chegou às 23h30 de ontem e nesta altura há mais de 70 pessoas à espera que as portas abram.

A segunda operação aérea na Páscoa pelos valores mínimos foi assegurada na semana passada. Isto porque o governo conseguiu garantir mais um charter, desta feita operado pela SATA, com capacidade para 165 passageiros, que liga Lisboa ao Funchal às 15 horas de 23 de Março e faz Funchal-Lisboa às 10h25 de 3 de Abril.

Há dois períodos de venda para estes voos. O primeiro, entre hoje e 20 de Março, para bilhetes de ida e volta a estudantes. Caso não sejam reservados na totalidade, há um período de venda de bilhetes ida e volta a residentes na Madeira, que arranca a 16 de Março e termina no dia 20.

De fora do processo deste segundo charter ficam as agências de viagens já que o procedimento de reserva dos bilhetes será feito a partir de hoje, apenas na Loja do Cidadão, situada na Avenida Arriaga, no Funchal, com o seguinte horário: segunda a sexta-feira das 8h30 às 19h30 e ao sábado das 8h30 às 13h30.

As reservas serão feitas por ordem de chegada não existindo outro qualquer sistema para aquisição dos bilhetes. Para este efeito cada interessado deverá retirar uma senha. O número de reservas máximo por senha é de 3 bilhetes.

O interessado no momento da reserva deverá entregar/informar os dados do(s) passageiro(s), casos do primeiro e último nome; número de identificação fiscal do passageiro, número do Cartão do Cidadão, número de telemóvel, email e morada, sendo que s estudantes devem também anexar cópia do documento emitido e autenticado pelo estabelecimento de ensino, que comprove estar devidamente matriculado no ano lectivo em curso e a frequentar o curso ministrado pelo referido estabelecimento de ensino.

A listagem, com todos os elementos necessários, será posteriormente processada e remetida para a companhia aérea responsável pela operação. Cabe à SATA enviar por SMS os códigos de referência de Multibanco para o pagamento do bilhete pelo passageiro, que deve ser feito em 24 horas. Em caso de incumprimento, a reserva será cancelada. Após o pagamento, a companhia aérea enviará o respectivo bilhete electrónico por email.

O preço final, ida e volta, para estudantes, com todas as taxas incluídas é de 65 euros, ou de 32,50 euros se a opção for ‘one-way’. O preço final, ida e volta, para residentes na Madeira com todas as taxas incluídas é de 86 euros ou de 43 euros caso a opção seja ‘one-way’.

Como é hábito nestes voos não são permitidas alterações nem reembolsos.

Está contemplada uma bagagem de porão com limite máximo de 23 kg; uma bagagem de mão com 8 kg e um item pessoal. Não é permitida bagagem adicional nos voos que incluem acesso a catering standard.

O check-in presencial no aeroporto abre duas horas antes do voo, sendo que a reserva de lugar ocorre apenas no check-in, no aeroporto.

Este voo não é elegível para crédito de milhas.