Madeira

Ireneu Barreto recordou a importância do ambiente para o futuro da Madeira e do País

None

O Representante da República para a Madeira, Ireneu Barreto, recebeu esta segunda-feira, no Palácio de São Lourenço, os membros da Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação, da Assembleia da República, que estão de visita à Madeira. Ocasião para abordar as questões relacionadas com o Ambiente, uma “área importante para o futuro da Região, do País e do Mundo”.

Relembrando as palavras do Papa Franscisco sobre o meio ambiente, como “um bem colectivo, património de toda a humanidade e responsabilidade de todos”, Ireneu Barreto recordou a Constituição Portuguesa ao afirmar que “todos têm direito a um ambiente de vida humano, sadio e ecologicamente equilibrado; tendo também o dever de o defender”, esperando da sociedade civil um comportamento que vá ao encontro dessa defesa ambiental.

“Para quem nasce e vive nestas ilhas atlânticas, como a Madeira, a relação com a Natureza, o respeito pelo Meio e as preocupações de preservação ambiental são inatos e permanentes”, referiu o Representante sobre os madeirenses e a Região que têm no “ambiente sadio” e no “turismo de ar livre”, a sua “identidade” e condição de sobrevivência”.

Referiu as bandeiras azuis das praias, os galardões Eco-escolas nos estabelecimentos de ensino e os prémios ‘Chave Verde’ ostentados pelos hotéis, elementos que constituem um “justificado orgulho” para a Madeira, a par da Floresta Laurissilva, herança do início dos tempos e património da Humanidade; da rede de levadas, da Rede Natura 2000, das Ilhas Selvagens e das Ilhas Desertas, não esquecendo os “espaços de educação únicos”, como o Jardim Botânico da Madeira – Eng. Rui Vieira, o Museu da Baleia ou o mar

Ireneu Barreto espera que esta visita à Madeira permita “melhor compreender a realidade e as circunstâncias da Madeira e do Porto Santo, e possa contribuir, no futuro, “para que alguns dos constrangimentos que persistem sejam ultrapassados”.