Madeira

Iniciativa sensibiliza contra tabaco

Jogadores do Nacional vão amanhã a Machico assinalar o Dia Mundial do Não Fumador e defender uma vida mais saudável

A imagem da iniciativa.   Foto DR
A imagem da iniciativa. Foto DR

Uma palestra, testemunhos e sessões de autógrafos com jogadores do Nacional estão previstas amanhã para assinalar o Dia Mundial do Não Fumador em Machico, que oficialmente é celebrado no sábado, 17 de Novembro. A iniciativa decorre na Escola Básica e Secundária entre as 15 horas e as 16h10, resultado de uma parceria entre o Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro, a instituição de ensino e o Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais (IASAUDE), através da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências.

O objectivo é sensibilizar sobretudo os mais novos para a problemática do tabaco e para os riscos associados ao consumo deste. É também uma oportunidade para divulgar formas mais eficazes para deixar de fumar e convidar os presentes a dar esse passo.

O dia começa com a apresentação da campanha ‘Valoriza-te’, a anteceder uma palestra da enfermeira Susana Rodrigues sobre a Consulta de Cessação Tabágica. Para que as pessoas compreendam que é possível mesmo deixar de fumar, será dado espaço a um ex-fumador que através da Consulta deixou o tabaco.

O programa segue com testemunhos de atletas do Clube Desportivo Nacional e uma sessão de autógrafos com os jogadores. A apresentação do Trail Pela Vida, previsto para o dia 8 de Dezembro encerra o programa