Madeira

III Concurso ‘Eu Represento a Minha História...’ promoveu valorização e conhecimento da história e cultura regionais

None Ver Galeria

Realizou-se, esta quarta-feira, dia 16 de Maio, no auditório da Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes, o III Concurso ‘Eu Represento a Minha História...’, promovido pela Secretaria Regional de Educação, através do projecto História da Madeira da Direcção Regional de Educação. O principal objectivo deste concurso foi promover a valorização e o conhecimento da história e cultura regionais.

Assim, nesta edição, participaram cerca de 220 alunos, acompanhados por 30 professores, de 12 escolas de diferentes níveis de ensino da Região Autónoma da Madeira, nas modalidades de música, teatro e vídeo.

Este ano, o tema aglutinador incidiu nas comemorações dos 600 anos da descoberta das ilhas da Madeira e do Porto Santo e todos os trabalhos apresentados a concurso foram originais, numa dinâmica de valorização e reconhecimento da identidade local como uma herança cultural que deve ser preservada.

Após a apresentação dos trabalhos, o júri do concurso decidiu premiar os seguintes estabelecimentos de ensino:

- 1.º Ciclo - EB1/PE do Campanário (1.º lugar); EB1/PE de Água de Pena (2.º lugar) e EB1/PE do Ribeiro da Alforra (3.º lugar);

- 2.º e 3.º Ciclos - EBS de Santa Cruz (1.º lugar); EBS Dr. Ângelo Augusto da Silva (2.º lugar) e EBS Pe. Manuel Álvares (3.º lugar);

- Secundário - Escola da Apel (1.º lugar); EBS Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco (2.º lugar) e a EBS Gonçalves Zarco (3.º lugar).

Por fim, os dinamizadores do projecto congratularam-se com a qualidade, diversidade, criatividade e riqueza dos trabalhos apresentados a concurso, agradecendo e louvando o empenho, o trabalho, a participação, a colaboração e a disponibilidade de todos os intervenientes que, desta forma, contribuíram de forma inegável para o conhecimento e enriquecimento da história e cultura regionais.