Madeira

Funchal investe 600 mil euros na prevenção de incêndios no Parque Ecológico

None

O presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF), Paulo Cafôfo, e os vereadores Idalina Perestrelo e Bruno Martins estiveram, esta manhã, no Parque Ecológico do Funchal, para acompanhar a formação de combate a incêndios florestais que está a ser ministrada aos colaboradores do parque, utilizando novos equipamentos individuais e ferramentas de trabalho recém-adquiridas. Em causa, está um investimento cofinanciado de 600 mil euros, ao abrigo do PRODERAM, que prevê, igualmente, a aquisição de uma viatura pesada todo o terreno com grua e kit de combate a incêndios e, ainda, de uma escavadora.

Paulo Cafôfo salientou, na ocasião, “a preocupação constante da Autarquia para com o Parque Ecológico, desta feita com um projecto que tem impactos quer ambientais, quer ao nível da segurança da cidade. Esta é mais uma medida de prevenção entre diversas outras que temos materializado ao longo do ano, desde logo com a limpeza das infestantes, ou ainda com a plantação e reflorestação do Parque que, como é de conhecimento geral, foi fustigado diversas vezes nos últimos anos”.

O projecto em causa tem como principal objectivo instruir para a prevenção e combate primário contra incêndios e o autarca explicou que “a formação está a ser ministrada, ao longo desta semana, pelo Serviço Regional de Protecção Civil a 16 colaboradores permanentes do Parque, já com os respectivos equipamentos para a sua protecção e segurança individual. Numa situação de perigo ou urgência, a primeira intervenção será da responsabilidade destes colaboradores, logo estes precisam de ter todas as condições para exercer a sua missão”.

Paulo Cafôfo terminou, relembrando que “neste contexto, está também a decorrer um programa de reflorestação do Parque Ecológico, orçado em 1,4 milhões de euros, iniciado no ano passado e com uma duração de três anos. Este é um trabalho profundo, pois implica a retirada de plantas infestantes e a plantação de cerca de 288 mil plantas no total, e que prossegue a bom ritmo. Igualmente a serem reabilitados estão 13km de trilhos, com a respectiva sinalética, que virão incrementar a qualidade dos acessos dentro do Parque, e permitir que se possa desfrutar deste espaço com ainda mais excelência”.