Madeira

Francisco Franco sensibiliza para a doação de sangue

Professores se alunos deram recentemente sangue. Foto DR
Professores se alunos deram recentemente sangue. Foto DR

Chama-se Banco de Afetos, é um Projecto LIS (Laboratório de Intervenção Social) da escola Secundária Francisco Franco. Este, juntamente com o Projecto GPS (Gerar Percursos de Sucesso) promovem na sexta-feira, dia 17, uma acção de sensibilização para a dádiva de sangue, traduzida numa conferência. ‘Dádiva de Sangue - um estilo de vida saudável’ tem início às 15h15, e será conduzida por Bruno Freitas, director do Serviço Imuno-Hemoterapia do Hospital, da Dra. Joana Lucas, e por José Marques, enfermeiro que integra também a Unidade do Serviço de Sangue e Medicina Transfusional e a Associação de Dadores de Sangue da Região Autónoma da Madeira.

A iniciativa destina-se aos mais de 200 voluntários do Banco de Afectos e destina-se essencialmente a esclarecer e sensibilizar.

“O Sangue que corre nas veias é fonte de vida e pode salvar muitas outras vidas”, recorda a organização. “Um dador, por exemplo, doa 450 ml de sangue em 7 a 10 minutos, sendo este gesto voluntário um acto que pode fazer a diferença na vida de outros.”

Recentemente, o Banco de Afectos da Escola Francisco se Franco se deslocou ao Serviço de Sangue e Medicina Transfusional do hospital onde alguns alunos e professores doaram sangue.