Madeira

Estrutura regional adere à greve dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica

None

A estrutura regional do Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica, na Região Autónoma da Madeira, comunicou, através de comunicado, que após a realização, no dia de hoje, dum plenário de Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT) foi decidido aderir à greve nacional que terá lugar nos dias 24 e 25 de Maio de 2018.

A estrutura sindical informou também que foi, ainda, decidido realizar uma manifestação de protesto pelas 15 horas do dia 24 de Maio (quinta-feira), em frente ao Palácio de São Lourenço, que decorrerá ao mesmo tempo que outra realizada em Lisboa.

Esta greve foi marcada pelos diversos sindicatos que representam os TSDT em protesto contra a imposição, por parte do Governo de Portugal, duma carreira cuja tabela salarial é discriminatória em relação a outros profissionais que têm o mesmo nível de habilitações e de responsabilidade no setor da saúde.

Além da tabela salarial também a transição para a nova carreira e avaliação do desempenho não mereceram a aprovação das diversas estruturas sindicais.

Além destas matérias já negociadas mas que não mereceram a aprovação dos sindicatos, existem matérias que necessitam de agendamento para negociação em breve, como as competências profissionais, regras de titulação profissional e a remuneração dos cargos de direção.

É neste contexto que os TSDT da Região Autónoma da Madeira decidiram protestar em conjunto com os colegas do continente exigindo a reabertura imediata das negociações.

“Prevê-se uma grande adesão à greve com diversos serviços parados como é o caso das análises clínicas, a cardiopneumologia, a radiologia, a fisioterapia, a terapia ocupacional, a ortótica e a neurofisiologia e a farmácia. Terá, ainda, repercussão no bloco operatório e nos cuidados de saúde primários”, anteviu a estrutura regional, assegurando que “os serviços mínimos serão assegurados na integra”.