Equipa da Madeira vence em Matemática e Física em competições nacionais de ciência

Aveiro /
11 Mai 2017 / 10:18 H.

Pedro Rocha e a Lara Sá, alunos da Escola Secundária Jaime Moniz, voltaram às Competições Nacionais de Ciência, que ocorreram na Universidade de Aveiro, entre os dias 8 e 10 de Maio e, desta feita, como equipa ‘Machico Funchal Madeira’. Chegaram, competiram em 3 provas e venceram nas categorias de Matemática e Física, ambas de 12.° ano.

Estes ‘atletas’ do conhecimento registaram tempos impressionantes. Em Matemática (Mat12) responderam a 80 questões, distribuídas por 20 níveis, em apenas 02min e 06s. Já a Física (Fis12) foi uma “inovação”, uma vez que estes jovens, movidos pela vontade de saber mais, concorreram, pela primeira vez, numa disciplina à qual não tinham aulas, estudando, por conta própria, a matéria. Ainda assim, responderam a 40 questões, distribuídas por 10 níveis, em apenas 01min 30s, batendo o tempo dos vencedores dos anos anteriores.

Está dupla considera que estas provas os ajudaram a desenvolver as suas capacidades, não só de raciocínio rápido, mas também de estudo e trabalho, pois eles fizeram cerca de 1000 treinos por prova, ressalvando que quando encontravam matéria nova, pela primeira vez, era um pouco difícil. Nenhum deles dúvida que as competências adquiridas no Pmate foram decisivas para o sucesso escolar que apresentam e, por isso, aconselham outros jovens madeirenses a participar, para que o nome Madeira continue à frente, nas Competições Nacionais da Ciência.

Tópicos

Outras Notícias