Dia cinzento no arquipélago

Radiação ultravioleta hoje em risco muito elevado

10 Jul 2018 / 08:23 H.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje para o arquipélago períodos de céu muito nublado, vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante Norte, sendo do quadrante Oeste nas terras altas. No Funchal, o céu também estará cinzento, com vento inferior a 15 km/h. A temperatura máxima prevista para esta terça-feira é de 25ºC. No nível inferior não vai descer além dos 20ºC.

Hoje a Madeira está com risco muito elevado de exposição à radicação ultravioleta, num dia em que quatro distritos de Portugal continental apresentam hoje risco extremo de exposição. São eles Guarda, Portalegre, Évora e Beja, pelo que o IPMA recomenda que nestas regiões se evite o mais possível a exposição ao sol.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protector solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Quanto ao mar, estão previstas na costa Norte ondas de Noroeste com 1 a 1,5 metros e inferiores a 1 metro na costa Sul. A temperatura da água está nos 22ºC.