>
Madeira

CMF recupera e reinstala esculturas de Jacinto Rodrigues no Parque de Santa Catarina

A Câmara Municipal do Funchal recuperou e devolveu à cidade diversas esculturas em pedra do artista madeirense Jacinto Rodrigues, que tinham sido danificadas pela aluvião de 20 de fevereiro de 2010, e que passam agora a estar expostas ao público no Parque de Santa Catarina.

Este grupo escultórico é denominado “Movimento”, é composto por peças de dimensões variadas em traquito do Porto Santo e foi, assim, recuperado e devolvido a um espaço público, uma década depois de ter sido danificado na Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses, onde se encontrava.

O Presidente Miguel Silva Gouveia explica que “estas obras encontravam-se armazenadas em instalações camarárias desde a aluvião de 2010. Apostámos agora numa cuidada intervenção de recuperação e, com o consentimento do artista e com a sua orientação, devolvemos as esculturas à cidade, reinstalando-as num local tão agradável como o Parque de Santa Catarina, onde poderão voltar a ser apreciadas por todos os madeirenses e por aqueles que nos visitam.”

“A restituição destas obras é mais uma acção no sentido de preservar o espólio escultórico da cidade e uma consequência da estratégia que assumimos de valorização do património cultural da cidade. Esta é também uma forma de reiterar o talento dos artistas regionais, que devem ter os seus trabalhos expostos nos espaços públicos, deixando marcas que falam pela nossa identidade comum”, conclui o Presidente.

O escultor Jacinto Rodrigues nasceu em 1973, no Funchal, e expõe regularmente desde 1998, privilegiando trabalhos de grandes dimensões sobre pedra e madeira. Ao longo do seu percurso, participou em inúmeras exposições colectivas e individuas, e tem obras expostas em espaços públicos um pouco por todo o arquipélago.

Fechar Menu