Madeira

CMF promove nova sessão de formação para utilizadores das hortas municipais

None

A Câmara Municipal do Funchal promove, esta sexta-feira (dia 26 de janeiro), o 2.º módulo de um ciclo de formações sobre boas práticas agrícolas e ambientais, destinadas aos utilizadores das hortas urbanas municipais do Funchal.

Trata-se de uma iniciativa da Divisão de Jardins e Espaços Verdes Urbanos, do Departamento de Ciência e de Recursos Naturais da Autarquia, tutelado pela vereadora Idalina Perestrelo, que considera que esta formação vai ao encontro da pretensão do actual executivo “em tornar o Funchal uma cidade cada vez mais sustentável e mais ecológica”.

O objectivo é sensibilizar para a Agricultura Biológica, como prática de produção sustentável, e consciencializar para as vantagens atinentes ao consumo de alimentos mais saudáveis, mais frescos e melhor cultivados, ao mesmo tempo que se promovem práticas de impacto positivo no ecossistema. “Serão abordados temas como as rotações das culturas, a regeneração dos solos, a compostagem e o controlo de pragas e doenças, entre outros, por forma a fomentar a melhoria da fertilidade e da biodiversidade do solo”, adianta Idalina Perestrelo.

A primeira formação decorreu na semana passada, no Auditório da Junta de Freguesia de São Martinho, “tendo registado casa cheia”, segundo a vereadora. O ciclo de formações continua esta sexta-feira no mesmo auditório, entre as 19 e as 21 horas. Neste Módulo II, será abordada a Gestão das Ervas (As Ervas como Recurso; Práticas de Supressão das Ervas).

As formações são de participação gratuita, mas obrigam a uma inscrição prévia, que pode ser efectivada presencialmente, no serviço das Hortas Urbanas (situado na Rua da Mouraria, n.º 31), ou ainda de forma directa, a qualquer técnico camarário presente nas hortas, através de chamada telefónica para os respectivos serviços (291 211 000) ou, finalmente, através do site da Câmara Municipal do Funchal, (que disponibiliza um formulário para o efeito, no menu Serviços Municipais > Ciência > Hortas Urbanas Municipais:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfiT8TN7g7VRwZED0Sgk3vdSvNDJR_zZHs23ZaefT6zuXwesg/viewform).