Madeira

Cláudia Monteiro de Aguiar defende em Plenário prioridades para o pós-2020

Parlamento Europeu apoia linha de financiamento para o Turismo, o restabelecimento do POSEI Pescas e o reforço do financiamento para as RUP

None

O Parlamento Europeu reunido em Estrasburgo aprovou, hoje, a posição do Parlamento sobre próximo o Quadro Financeiro Plurianual pós-2020. Com 458 votos a favor, 177 contra e 62 abstenções, enviando uma mensagem clara à Comissão Europeia e ao Conselho sobre quais as prioridades que pretende ver vertidas no próximo Quadro Financeiro Plurianual pós-2020.

No debate de ontem no Parlamento Europeu, considerado por todos os grupos políticos como o debate mais importante do mandato, Cláudia Monteiro de Aguiar defendeu “ a linha orçamental dedicada ao Turismo, como a vitória para o sector do Turismo”.

A deputada recorda que no relatório aprovado em Outubro de 2015, no qual foi co-relatora, intitulado Novos desafios e ideias para o fomento do Turismo na Europa apresentou a proposta, conjuntamente com colegas espanhóis, e que ao logo do seu mandato tem defendido para “a criação desta linha orçamental que servirá para preparar o sector para os desafios futuros, nomeadamente a digitalização, a formação dos recursos humanos e para a sustentabilidade dos destinos”.

Além disso, Cláudia Monteiro de Aguiar exortou ainda a Comissão Europeia para que “ acompanhe a vontade do Parlamento Europeu e apoie esta medida concreta”.

Na sua intervenção em Plenário, defendeu ainda a proposta que co-assinou para “o restabelecimento do POSEI Pescas que, tal como na Agricultura, deve responder às particularidades da indústria pesqueira das RUP, mas também o reforço dos fundos estruturais e de investimento e a alocação específica adicional” fazendo um apelo à Comissão Europeia que “ reforce a Política de Coesão indo ao encontro das reivindicações da Estratégia Uma parceria estratégica reforçada e renovada com as regiões ultraperiféricas da UE”.

Cláudia Monteiro de Aguiar espera agora que, em Maio, na apresentação das prioridades da Comissão Europeia para o próximo Quadro Financeiro Plurianual estes compromissos sejam incluídos na proposta da Comissão e espera que o Conselho, os Estados Membros, acompanhem vontade dos deputados, representantes dos cidadãos da União.