Madeira

Chuva esperada a Norte e terras altas

A Madeira volta a estar com risco muito elevado à radição ultravioleta

Goto Arquivo
Goto Arquivo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se geralmente pouco nublado nas vertentes Sul da ilha da Madeira, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes Norte e zonas montanhosas até final da manhã e no final do dia, vento fraco a moderado (até 30 km/h) predominando de Nordeste, soprando por vezes forte (35 a 45 km/h) e com rajadas até 60 km/h nas zonas montanhosas e no extremo Leste da ilha da Madeira até final da tarde.

No Funchal, o céu vai estar pouco nublado, temporariamente com períodos de maior nebulosidade durante a tarde e o vento será fraco (inferior a 15 km/h).

Hoje há uma ligeira subida da temperatura mínima que vai ser de 21ºC, estando a máxima nos 25ºC. Em Santa Cruz os termómetros vão registar temperaturas entre os 20ºC e os 25ºC; em Câmara de Lobos e Ponta do Sol variam entre os 20ºC e os 26ºC; Caniçal entre os 19ºC e os 23ºC; Porto Moniz entre os 20ºC e os 23ºC; Machico e Porto Santo entre os 20ºC e os 24ºC; Ponta do Pargo e São Vicente entre os 18ºC e os 25ºC. Santana não vai além dos 22ºC e não desce além dos 18ºC. No Santo da Serra estará mais frio, vai descer 13ºC. No outro extremo vai registar 19ºC.

Quanto ao mar, na costa Norte o IPMA prevê ondas de Norte com 1 a 2 metros; na costa Sul serão de Sul, inferiores a 1 metro. A temperatura da água do mar estará entre os 21 e os 23ºC.

Se vai a banhos ou apenas vai andar no exterior, saiba que a Madeira volta a apresentar hoje um risco muito elevado à radiação ultravioleta (UV), assim como todas as regiões do continente e Açores.

O IPMA colocou em risco muito elevado os distritos de Portalegre, Guarda, Évora, Beja, Vila Real, Bragança, Viseu, Aveiro, Castelo Branco, Santarém, Porto, Lisboa, Setúbal e Faro no continente, o arquipélago da Madeira e as ilhas das Flores, Faial, Terceira e São Miguel nos Açores.

Com níveis elevados estão apenas os distritos de Viana do Castelo, Braga, Coimbra e Leiria.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protector solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).