Madeira

CDS pede reflexão sobre notas dos exames nacionais dos alunos madeirenses

None

O presidente do CDS-Madeira pediu, esta manhã, uma reflexão sobre os resultados dos alunos madeirenses nos exames nacionais de 12.º ano, referentes às disciplinas de português e matemática. O facto dos alunos da Região, ano após ano, continuarem a manter notas abaixo das médias nacionais, merece atenção do todos, defende o partido.

“Terminamos o ano escolar, devo reconhecer que até correu com alguma estabilidade, mas não podemos ignorar esta questão das notas”, disse Lopes da Fonseca. “Ouvi o senhor secretário dizer que não tem nenhuma explicação para este fenómeno, mas devemos encará-lo com muita preocupação, pois verifica-se que, nos últimos anos, tem havido cortes nas verbas transferidas para as escolas e a educação. Por outro lado, temos docentes a fazer trabalho administrativo e isso desmotiva-os, se calhar temos que analisar tudo isto”, ressalvou.

António Lopes da Fonseca aconselha que a colocação dos professores, no próximo ano lectivo, deve ser feita com antecedência, “porque este ano há cerca de 500 docentes a concorrer para as escola do continente e se este problema não for atalhado poderá causar “instabilidade” na Região, no próximo ano lectivo”. “Estamos a falar de um contingente de cerca de 8% dos docentes que leccionam na Região que podem ficar colocados no continente”, alertou o líder do CDS.