Madeira

CDS Madeira desafia o Governo regional a atrair uma terceira companhia

None

Rui Barreto estranha que o vice-presidente do Governo Regional venha assumir publicamente que está sem “soluções” para responder ao compromisso de fretar aviões da TAP para as viagens dos alunos da Madeira que estudam no território nacional.

O líder do CDS Madeira recorda que nos últimos anos o seu partido tem “repetido” e reiterado de forma consecutiva” a necessidade de atrair uma terceira companhia para introduzir concorrência à TAP e à easyJet, apelos que não têm sido correspondidos pelo Governo Regional.

“O senhor vice-presidente tem que se empenhar em criar um plano de incentivos para aumentar o número de frequências do continente para a Madeira”, insiste. “Isto poderá ser feito de duas maneira: pelas companhias que já operam na linha; ou por via de um terceiro operador. Este plano já existiu no passado, com a TAP e a easyJet, mas é preciso que o Governo faça escolhas e se empenhe para que apareça uma terceira companhia.”

O líder do CDS diz não acreditar que o Governo Regional tenha qualquer “plano B” para transportar os estudante a preços comportáveis para as famílias, depois da recusa da TAP em disponibilizar aparelhos para as viagens extras e do silêncio da easyJet e Transavia.

Recorrendo-se de uma simulação feita esta sexta-feira, Rui Barreto afirma que o preço de uma viagem de Lisboa para a Madeira no dia 21 de Dezembro com regresso ao continente a 3 de Janeiro custa já 580 euros, apesar de ainda estarmos a quatro meses da época natalícia.

“É uma vergonha”, diz, deixando ao vice-presidente do Governo Regional outra solução.

“Está estabelecida a ligação ferry entre a Madeira e o continente, trate junto da Naviera Armas de assegurar viagens, em especial no Natal e na Páscoa, para todos os que têm de sair da Madeira para estudar. As famílias não têm forma de arranjar 500 ou 600 euros para uma viagem, então que tenham pelo menos a garantia do ferry.”