Madeira

Câmara Municipal de Machico promove formação para docentes do concelho

Estão abrangidos apenas os docentes do quarto ano de escolaridade

None

A Câmara Municipal de Machico iniciou ontem, 10 de Setembro, a Oficina de Formação ‘Pedagogia Empreendedora – Programa Brincadores de Sonhos’, destinada a docentes titulares de turma de 4.º ano de escolaridade das escolas do Concelho. A formação surge pela importância do empreendedorismo na sociedade actual que exige uma educação que estimule a inovação e a criatividade nas gerações mais jovens.

O projecto visa promover nas crianças (entre os 6 e os 12 anos de idade) as competências, as emoções e os valores dos empreendedores. Tem como principal objectivo desenvolver o dinamismo empreendedor através da tomada de consciência da relevância do empreendedorismo na sociedade actual e da emergência da escola empreendedora.

Para conseguir alcançar este objectivo, são propostas doze sessões, nas quais são desenvolvidas actividades para a experimentação de dez competências de vida: competências pessoais (autoconhecimento, auto-estima e auto-realização), competências sociais (empatia, assertividade e suporte social), competências profissionais (criatividade, cooperação e liderança) e a competência da resiliência.

Este projecto, que será desenvolvido ao longo de todo o ano lectivo 2018/2019, compreende ainda a oferta, pela Câmara Municipal de Machico, do livro ‘Brincadores de Sonhos’ a todos os alunos do 4.º ano de escolaridade do Município de Machico, bem como aos docentes que irão implementar o projecto. Jacinto Jardim, docente da Universidade Aberta, será o formador e irá acompanhar todo o projecto ao longo do ano lectivo.