Madeira

Calheta acolhe ciclo ‘AndarIlhas’ com sessão na quinta-feira

Foto Direitos Reservados FG+SG
Foto Direitos Reservados FG+SG

O auditório do MUDAS recebe já na próxima quinta-feira, 20 de Abril, o ciclo AndarIlhas, a partir das 18 horas. ‘Engenhos’ e os ‘Regionalismos da Linguagem do Açúcar’ serão os temas a abordar durante essa iniciativa.

O grande objectivo destas sessões é dar a conhecer, pelas comunidade locais, os conteúdos que comporão o Grande Dicionário Enciclopédico da Madeira, no âmbito do projecto ‘Aprender Madeira’, com coordenação científica do Professor Doutor José Eduardo Franco e da responsabilidade da Agência de Promoção da Cultura Atlântica.

“A conferência debruçar-se-á sobre a linguagem do açúcar, não só a terminologia açucareira que recebemos do Mediterrâneo, mas também os termos que surgiram na ilha da Madeira, com o grande desenvolvimento da cultura açucareira, e que os madeirenses levaram para o novo mundo atlântico, por exemplo rapadura e panela ou açúcar de panela, que ainda hoje encontramos nas Canárias, em Cabo Verde, em S. Tomé e Príncipe, no Brasil, na Venezuela e na Colômbia”, refere em comunicado a investigadora Naídea Nunes, que fará a segunda comunicação desse dia.

O acesso a estas sessões é livre.