Madeira

Bananicultores vão receber 400 mil euros em Abril

Equivale a cerca de 2 cêntimos por quilo

Humberto Vasconcelos esteve esta manhã na Escola da APEL a falar de Agricultura
Humberto Vasconcelos esteve esta manhã na Escola da APEL a falar de Agricultura

O Governo Regional vai distribuir pelos produtores de banana, já no próximo mês de Abril, cerca de 400 mil euros dos lucros obtidos pela GESBA.

Anuncio feito esta manhã pelo secretário regional da Agricultura e Pescas, à margem da visita realizada à Escola da APEL, no âmbito das actividades do Dia da Agricultura.

Depois de reafirmar que o sector “está muito bem organizado e a empresa apresentou lucros”, Humberto Vasconcelos assegurou que irá ser distribuído, já no próximo mês, a ‘fatia’ dos lucros obtidos destinada “a todos os agricultores”, pagamento em função “do valor comprado no ano anterior” conforme “prometido pelo Governo Regional, que demonstra bem que o que nós queremos é que os lucros sejam distribuídos”, salientou.

Apesar dos investimentos “estruturantes” e de estar ainda a pagar a dívida “deixada pelas duas cooporativas e assumidas pelo Governo Regional”, os cerca de 400 mil euros a repartir pelos bananicultores equivalem a cerca de “dois cêntimos por quilo”, o que no entender de Humberto Vasconcelos “demonstra o esforça que a empresa tem feito” para manter o preço.