Madeira

As pragas urbanas com maior probabilidade de agravar as suas alergias

A Extermínio Higiene - Controle Lda relembra os cuidados que deverão existir para evitar reacções alérgicas face às pragas urbanas

None Ver Galeria

Uma casa infestada de espécies denominadas de pragas urbanas consiste num verdadeiro incómodo, uma vez que, é do conhecimento geral, pragas como moscas, baratas e ratos transmitem diversos tipos de doenças. As doenças transmitidas podem originar elevados danos em termos de saúde pública, embora as pragas urbanas sejam ainda conhecidas por originar reacções alérgicas que podem levar a ataques de asma.

As pragas que potenciam as alergias:

Baratas

As baratas são uma das pragas mais frequentemente encontradas na nossa região, em que nos casos de infestação podem deixar alérgenos nas habitações, instalações comerciais, restaurantes e hotéis, entre outros. Estas são conhecidas por transportar uma série de doenças, as quais afectam os intestinos e o estômago, tal como a disenteria e a gastroenterite.

Algumas das alergias transmitidas pelas baratas podem causar:

- Erupções cutâneas;

- Tosse;

- Congestionamento;

- Infecções;

- Irritação.

As partículas provenientes das baratas podem induzir ataques de asma, comprovando-se que até 60% das pessoas com asma são alérgicas a baratas, o que induz a importância de as pessoas com asma terem algumas precauções.

Ácaros

O que diferenciam os ácaros do resto das pragas aqui expressas é que você pode realmente visualizar as outras pragas, no entanto os ácaros são tão pequenos e invisíveis a olho nu. Podem potenciar reacções alérgicas irritantes, como olhos lacrimejantes, nariz escorrendo e tosse sem fim.

Os ácaros proliferam em ambientes com temperatura ambiente de 20 a 25 graus Celsius, alimentando-se de pele morta, o que pode ser encontrado em toda a sua habitação, logo não há lugar onde os ácaros não tentem se instalar.

Moscas

As moscas domésticas são reconhecidas como portadoras de doenças facilmente transmissíveis, estando associadas a pelo menos 65 doenças, veiculadas através de bactérias e vírus que transportam e podem causar intoxicação alimentar, diarreia, infecções oculares, disenteria, cólera e tuberculose.

Roedores

Os roedores têm a capacidade de desencadear reacções alérgicas em humanos, alergias que têm origem muitas vezes na sua urina, saliva e pele, existindo uma ampla gama de sintomas associados, tais como nariz congestionado, irritação da pele, eczema e náuseas.

Um conjunto de reações alérgicas continuam a ocorrer presentemente com base na presença de diversas pragas, por isso é imperativo que você tome todas as medidas possíveis para certificar-se de que elas não têm uma razão para entrar na sua casa.

A prevenção é a melhor defesa para conseguir diminuir o potencial de disseminação das alergias!

O factor-chave para livrar-se de pragas urbanas incide em manter a sua casa tão limpa quanto possível, uma vez que baratas, moscas, roedores recolhem resíduos proveniente de humanos ou das suas actividades, logo o primeiro passo é limpar.

Inicialmente, deve ter a certeza de que áreas como bancadas, fogões, pavimentos de cozinha, pavimentos de casa de banho, pias e chuveiros sejam limpos, porque os locais onde os alimentos são preparados, bem como sistemas de saneamento ou rede eléctrica, potenciam zonas de acesso às pragas urbanas, cuja principal finalidade é proliferar em condições ideais. A verificação de todas as áreas de acesso ao interior das instalações deverá ser realizada frequentemente, incluindo as operações de correcção necessárias.

É importante manter os baldes de lixo fechados e certifique-se de que os esvazia com frequência.

Quanto aos ácaros, a prevenção é um pouco mais difícil, mas existem alguns passos que podem ser implementados para ter a certeza de subjugá-los o máximo possível:

- Deixar as janelas abertas para ventilar o ambiente;

- Evitar alcatifas e tapetes grossos, dando preferência a chão facilmente lavável;

- Preferir cortinas simples e facilmente higienizáveis;

- Os móveis devem ser simples, de superfícies lisas e fáceis de limpar;

- Não guardar livros, brinquedos ou bonecos de peluche no quarto;

- Não usar lençóis de flanela, em detrimento de algodão, que possam ser lavados a temperaturas superiores a 55ºC.

No entanto, controlar o potencial das pragas que causam alergias é um processo específico. Deste modo, se suspeitar de uma infestação de pragas urbanas, é aconselhável entrar em contacto com uma empresa de controlo de pragas qualificada, a qual deverá inspeccionar a sua casa, sendo fundamental a identificação das áreas afectadas e a implementação de um plano de acção para controlá-las.

Contate o seu parceiro Extermínio - Higiene Controle Lda para uma verificação gratuita e deter o nosso programa de controlo integrado de pragas urbanas!

Em prol da saúde publica - escolha a empresa mais segura!

www.exterminio.pt

telefone: 291 930 500