Madeira

Acompanhe os assuntos que estarão na ordem do dia esta quinta-feira

None

Obra de reabilitação do cais de Machico

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, desloca-se pelas 18 horas, ao concelho de Machico, onde apresentará as obras de reabilitação do cais local.

A empreitada tem por objectivo repor as condições de operacionalidade e de segurança daquela infra-estrutura, mormente com o reforço do manto de protecção do cais, incluindo a reparação do respectivo muro de cortina e pavimentos.

Apresentação da Carta Regional de Equipamentos de Saúde

Cerimónia de apresentação da Carta Regional de Equipamentos de Saúde da RAM, a ter lugar, pelas 11 horas, no Centro de Estudos de História do Atlântico, à Rua das Mercês, no Funchal.

A Carta Regional de Equipamentos de Saúde da RAM pretende apresentar um levantamento exaustivo da realidade e da verdadeira dimensão e alcance do parque de equipamentos de Saúde, do que a Região Autónoma da Madeira dispõe actualmente, contemplando os vários níveis de prestação de cuidados, no que diz respeito às suas infra-estruturas e também aos meios complementares de diagnóstico e terapêutica necessários aos referidos cuidados.

Através da Carta Regional de Equipamentos de Saúde da RAM será possível inventariar todos os equipamentos de Saúde (centros de saúde, hospitais, clínicas privadas) e o seu estado, (caracterização dos edifícios e instalações), bem como do equipamento médico, clínicas e consultórios dentários, clínicas e consultórios médicos, centros de enfermagem, unidades de Medicina Física e Reabilitação, Unidades de Imagiologia, entre outras.

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, marcará presença.

Entrega de um equipamento de suporte básico de vida ao SESARAM

O secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, participa na cerimónia de entrega de um equipamento de suporte básico de vida com autonomia energética (compressor torácico - LUCAS) ao SESARAM, pelas 8h45, na Sala de Conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça.

Este equipamento, LUCAS, cedido pelo Serviço Regional de Protecção Civil, IP-RAM, substitui as compressões manuais em manobras de reanimação e representa um reforço na eficácia da reanimação na Madeira, uma ferramenta importante em situações de paragem cardiorrespiratória.

Assinatura de protocolo de colaboração

O núcleo regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra Cancro e a Porto Santo Line, promovem pelas 14h30, a assinatura de um protocolo de colaboração, na sede do núcleo regional.

Acção de sensibilização sobre violência no namoro e doméstica

Terá lugar na sala de sessões da Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, entre as 9h45 e as 11h30, uma acção de sensibilização sobre comportamentos violentos.

Este encontro, contará com a presença de Mafalda Gonçalves, presidente das ‘Mulheres Socialistas’ e deputada na Assembleia legislativa da Madeira, que dará o seu contributo através de uma palestra subordinada ao tema: ‘Violência no Namoro e Doméstica’, onde haverá ainda, uma exposição intitulada ‘Rostos da Violência’, da autoria da professora Carol Aguiar, que retrata as diversas formas de violência.

Sessão de esclarecimento na Escola Agrícola da Madeira

A Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através da Autoridade de Gestão do PRODERAM 2020 organiza, esta quinta-feira, uma sessão de esclarecimento na Escola Agrícola da Madeira, em São Vicente, pelas 9h30, sobre a ‘Fiscalidade Agrícola e o Regime Contributivo’.

Trata-se de um evento de extrema importância para os promotores (agricultores, florestais, agro-industriais e outros), bem como para os consultores, dado que se pretende informar e esclarecer eventuais dúvidas que surjam sobre a fiscalidade e o novo regime contributivo em vigor desde o início de 2019.

Sessão plenária do Conselho de Governo

O Governo Regional reúne-se, em plenário, pelas 15 horas, na Quinta Vigia.

2.ª edição do concurso ‘Escola Amiga da Criança’

A Assembleia Legislativa acolhe a sessão de apresentação da 2.ª edição do concurso ‘Escola Amiga da Criança’, que decorrerá a partir das 17 horas, no Salão Nobre deste órgão legislativo.

A ‘Escola Amiga da Criança’ é um projecto que iniciou no ano passado e resultou de uma iniciativa conjunta do psicólogo Eduardo Sá, da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) e da editora Leya Educação.

Consiste num concurso de ideias que visam valorizar a escola e distinguir os estabelecimentos de ensino que desenvolveram actividades que contribuem ou contribuíram para uma aprendizagem mais feliz dos alunos no contexto escolar.

Protocolos de Cooperação LGBTI

O vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, preside, esta quinta-feira, à cerimónia de assinatura de dois protocolos de cooperação, um com a ‘IGLTA - International Gay & Lesbian Travel Association’ e, outro, com a ‘Opus Gay’ e ‘Rede Ex-aequo’.

O evento, agendado para as 10 horas, decorrerá no Salão Nobre do Governo Regional, na Avenida Zarco.