Madeira

“A valorização da escola e da educação não será alcançada sem que a importância do professor na sociedade seja devidamente perspectivada”

No Dia Mundial do Professor, a Secretaria Regional de Educação saúda todos os profissionais que exercem funções docentes na Madeira

None

Por ocasião da celebração, a 5 de Outubro, do Dia Mundial do Professor, a Secretaria Regional de Educação saúda todos os profissionais que exercem funções docentes na Região Autónoma da Madeira (RAM).

“A valorização da escola e da educação não será alcançada sem que a importância do professor na sociedade seja devidamente perspectivada e sem que as suas funções sejam alvo de um enquadramento apropriado”, diz através de uma nota de imprensa.

Através do mesmo comunicado, afirma que a RAM orgulha-se de, desde os primórdios da regionalização da educação, ter procurado garantir aos professores condições de trabalho condignas, em ambientes progressivamente dotados dos recursos apropriados e com perspectiva de desenvolvimento harmonioso das respectivas carreiras.

“Essa realidade pode ser traduzida em factos indesmentíveis, de que são exemplos mais relevantes e atuais o processo em curso de recuperação integral do tempo de serviço efectivamente cumprido pelos professores e o facto de mais de 90% dos docentes ao serviço da Região deterem um vínculo de trabalho permanente”, acrescenta.

Refere que “a progressiva melhoria dos indicadores relativos aos ciclos de ensino da escolaridade obrigatória na RAM, no que respeita às taxas de aprovação, à diminuição efectiva dos episódios de indisciplina e à redução do abandono escolar a níveis residuais, traduzindo as apostas públicas na valorização da educação, traduz igualmente o papel fundamental que os professores têm desempenhado de forma competente e comprometida”.

“Assim, em representação do Governo Regional, saudamos vivamente todos os professores ao serviço da Região e formulamos votos de mais um ano lectivo pleno de sucessos pessoais e profissionais”, concluiu,