Homenagem e agradecimento

Professa Isaura Ferro,

Tinha 10 eu anos quando fiz a 4.ª classe e foi, na então, vila de Santa Cruz. Tinhas quatro classes e nem por isso os nervos tomavam conta de ti. Chegavas à escola da Achada do Barro sempre com um sorriso. Para nós, teus alunos, não foste só professora... Eras amiga, companheira, educadora e, ainda, catequista. Tudo o que fazias, fazias com gosto e por amor.

Muitas vezes pedias para ditar à 2ª classe e fazer perguntas aos colegas da 4.ª sobre a História de Portugal. Ainda hoje, quando subo de Santa Cruz para o Santo, lembro-me da comparação que fazias ao dizer que o Santo era um pequeno planalto, e que o Paul da Serra também o era, embora bem maior. Ensinaste-me a trabalhar com lã, a fazer aquele célebre croché aos quadradinhos, para representar como trabalho manual de exame. Os alertas para a caligrafia e a alegria com que falavas da História do nosso país. A paciência com que nos ajudavas a compreender outras formas de resolver os problemas, enfim... tinha tanta coisa para dizer!

Eu, em nome de todos os alunos da escola primária da Achada do Barro, Santo António da Serra, um muito OBRIGADO pelos valores que deixaste em nós.

Que Deus te tenha no seu coração, como eu te tenho no meu, até um dia professora Isaura!

Maria da Paz Freitas Gouveia, aluna da 4ª classe 1967