Mar é tema de curso internacional

Observatório Oceânico da Madeira promove formação de 4 dias em setembro

07 Ago 2017 / 02:00 H.

A Madeira recebe, no próximo mês de Setembro, a terceira edição do Curso Internacional de Verão “Planeamento Espacial Marítimo”.

Esta iniciativa é promovida pelo Observatório Oceânico da Madeira (OOM) em colaboração com o Instituto EcoAqua da Universidade de Las Palmas, Gran Canaria, e vai decorrer na Reitoria da Universidade da Madeira entre os dias 4 a 8 de Setembro.

O curso, que inclui ainda um dia de viagem e visita de trabalho ao Porto Santo, destina-se sobretudo a investigadores e profissionais interessados em temas como o Crescimento Azul (Aquacultura, Pescas, Energia e Transportes Marítimos, Turismo e Recreação), Conservação da Biodiversidade, Áreas Marinhas Protegidas, Gestão Costeira Integrada, Aplicação da Directiva de Planeamento Espacial Marítimo e Directivas Europeias relacionadas.

Segundo a entidades organizadoras, esta formação “providenciará um fórum para a troca de conhecimento e de boas práticas entre os participantes e os peritos formadores”, na sua maioria académicos e profissionais de renome envolvidos em diferentes aspectos da economia e conservação marinha em diversas instituições nacionais e internacionais.

Todas as informações sobre a iniciativa, nomeadamente o programa do evento, podem ser obtidas através do portal do OOM (http://www.oom.arditi.pt/) ou através do telefone número 291721216.

Aumentar a literacia sobre o mar

Impulsionador da realização deste curso internacional na Região, o Observatório Oceânico da Madeira (OOM), consórcio de diversas instituições de investigação do mar e unidade autónoma no seio da Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI), começou a dar os primeiros passos em 2014.

A operação OOM é co-financiada pelo Programa Operacional da Região Autónoma da Madeira (Madeira 14-20), ao abrigo da estratégia Portugal 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Ancorando as suas actividades no conhecimento e experiência existentes na Região Autónoma da Madeira, as linhas de trabalho propostas visam desenvolver trabalhos de investigação em Biodiversidade, Pescas e Aquicultura, Detecção remota de animais marinhos e Modelos e Previsões Meteo-Oceanográficas. Acima de tudo, o trabalho desenvolvido pelo OOM pretende contribuir para aumentar o conhecimento e a literacia sobre o mar.

Outras Notícias