Centenária faz batismo de voo em festival aéreo de Bragança

30 Ago 2016 / 18:27 H.

    Uma utente de um lar de Bragança fez 100 anos em agosto e recebeu como prenda um batismo de voo marcado para domingo no festival aéreo Fly-In Careto Airshow, que juntará 70 aeronaves ligeiras, no fim de semana.

    A empresa que faz a ligação aérea Bragança/Portimão (Aerovip) juntou-se ao Aeroclube de Bragança nesta iniciativa e disponibilizará o avião de 19 lugares para a centenária Maria das Dores voar, pela primeira vez na vida, como disse à Lusa o diretor do festival, Nuno Miguel Fernandes.

    O evento tem como propósito proporcionar à comunidade local o contacto com os aviões daqueles que voam por lazer e decidiram brindar esta mulher, utente da Obra Social Padre Miguel, em Bragança, com uma nova experiência.

    Na festa de aniversário que a instituição lhe proporcionou, Maria das Dores garantiu estar bem, sem dor nenhuma, nem doença.

    No próximo domingo, tem batismo de voo marcado para durante a tarde, com partida do aeródromo municipal de Bragança, palco também do festival aéreo que espera 70 aeronaves ligeiras com pilotos portugueses e espanhóis e um total de cerca de 140 participantes,

    O festival dura dois dias, sábado e domingo, com aviões, drones, acrobacia aérea, balões de ar quente, aeromodelismo, demonstrações e voos de divulgação.

    O primeiro dia será dedicado à comunidade local, que pode participar na corrida de drones e subidas em balão de ar quinta, na praça Camões, no centro histórico de Bragança.

    No domingo, juntam-se à festa os participantes no XIII Raid Aéreo do Noroeste Ibérico e durante a tarde estão programados espetáculo de acrobacia, sobrevoo de Caças F-16 da Força Aérea Portuguesa, demonstrações de aeromodelismo e de voo de Planadores e voos de divulgação.

    A organização é do Aeroclube de Bragança que, como explicou Nuno Miguel Fernandes, decidiu este ano dar uma nova imagem ao festival, associando-lhe os tradicionais Caretos, os mascarados das festas de natal e carnaval.

    "Achamos que o Careto seria a imagem mais representativa de Trás-os-Montes e vão lá estar (no festival aéreo) três grupos de caretos", indicou.

    O Festival Fly-In Careto Airshow conta também com a parceria da Câmara Municipal de Bragança e da Associação Portuguesa de Aviação Ultraleve (APAU).

    Lusa

    Outras Notícias