Filme 'Axilas', de José Fonseca e Costa, estreia-se a 5 de Maio

31 Mar 2016 / 17:45 H.

     O filme "Axilas", do realizador José Fonseca e Costa, estrear-se-á nos cinemas a 05 de maio, seis meses depois da morte do cineasta, anunciou a Leopardo Filmes.

    Inspirado num conto do escritor brasileiro Rubem Fonseca, "Axilas" é uma comédia com argumento de Mário Botequilha, na qual José Fonseca e Costa estava a trabalhar quando morreu em Novembro passado, aos 82 anos.

    "Axilas" foi produzido por Paulo Branco e contou no elenco com os actores Pedro Lacerda, Elisa Lisboa, José Raposo, Maria da Rocha, André Gomes, Margarida Marinho e Fernando Ferrão.

    Nascido no Humabo (Angola), em 1933, José Fonseca e Costa foi um dos fundadores do Centro Português de Cinema, da Associação de Realizadores de Cinema e Audiovisuais, fez crítica de cinema e chegou a trabalhar com Michelangelo Antonioni, na década de 1960, quando estagiou em Itália.

    Naquela década produziu e dirigiu centenas de filmes publicitários e alguns documentários industriais e turísticos, e assinou em 1967 o primeiro filme de ficção, "A Metafísica do Chocolate".

    A filmografia do realizador fica marcada por filmes como "O Recado" (1972), "Kilas, o mau da fita" (1981) e "Cinco dias, cinco noites" (1996).

    Em 2014, recebeu um prémio de carreira da Academia Portuguesa de Cinema.