Gestão dos sítios da Rede Natura 2000 discutida em seminário

08 Mai 2015 / 12:18 H.

O auditório da Reitoria da Universidade da Madeira recebe, hoje, o seminário 'Desenvolvimento e Biodiversidade', promovido pelo projecto LIFE Eco-Compatível, gerido pelo Parque Natural da Madeira em parceria com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves.

Paulo Oliveira, director do Parque Natural, considera importante fazer um balanço aos cinco anos do programa e debater o futuro da gestão dos sítios da Rede Natura 2000 registados na Região.

O projecto teve como principal objectivo a sensibilização dos vários intervenientes, de áreas como a agricultura, as pescas e o turismo da Natureza, para a necessidade de protecção dos sítios da Rede Natura e sua divulgação. Foram "lançadas bases para a alteração de comportamentos e para assumirmos que os sítios da Rede Natura são uma oportunidade", sublinha.

"Um paraíso natural para e com as pessoas" é como o director do Parque Natural pretende que seja a Madeira.

Na sessão de abertura, a secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada, destacou a importância deste programa que permitiu divulgar informação sobre a defesa das áreas protegidas e das espécies a mais de 10 mil pessoas. A governante espera que neste seminário sejam discutidas propostas para manter o trabalho de informação e divulgação.