4ª Exposição Itinerante do Ciclo 'Osculum / Totem' no Porto Moniz

11 Mar 2015 / 13:20 H.

     Inaugura no próximo dia 20 de Março, pelas 18:00 horas, no Centro de Ciência Viva do Porto Moniz, a 4ª Exposição do Ciclo de Exposições Individuais Itinerantes “Osculum / Totem”, da autoria do artísta plástico madeirense Diogo Goes. Refira-se que este Ciclo de Exposições, programadas para o biénio de 2014/2015, iníciou-se a 19 de Setembro de 2014, no Museu de Arte Contemporânea do Funchal – Fortaleza de São Tiago, tendo já passado pelo Fórum Machico e pelo Centro Cívico de Santana.


    Esta 4ª exposição é uma organização da Sociedade de Desenvolvimento do Norte da Madeira S.A. com o Centro de Ciência Viva do Porto Moniz, o Mecenato Oficial da Fundação Millennium BCP e o Patrocínio do Grupo Penha d’Águia. Conta ainda com o Apoio Institucional do Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira I.P. – RAM e da Câmara Municipal do Porto Moniz.


    "O Marketing Institucional e a Divulgação do Projecto tem vindo a ter projecção nacional, não só pela Fundação Millennium BCP, com sede em Lisboa, se associar como Mecenas Oficial do Projecto, como também pelo comissariado do artísta plástico Albuquerque Mendes, técnico do Instituto Português do Desporto e Juventude I.P., que se deslocou específicamente à Região para o efeito", explica a organizaçã da mostra em comunicado. "Para além disso o Governo de Portugal, através do Gabinete do secretário de Estado do Desporto e Juventude atríbuíu a chancela à divulgação do objecto-instalação “Goes Circus”, apresentado no Museu de Arte Contemporânea do Funchal e que anteriormente fora inaugurado pelo governante, em Dezembro de 2013 na Galeria da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, em Salvador da Bahia, no Brasil, no âmbito da VI Bienal da CPLP. E, a Secretaria de Estado da Cultura, através do Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais – GEPAC, tem vindo a fazer a divulgação oficial na sua agenda cultural digital e na edição impressa em orgão de comunicação social nacional", prossegue..

    Diogo Goes é Licenciado em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Realizou quarenta exposições individuais em todo o país e estrangeiro e mais de cem exposições colectivas.

    Os títulos “Osculum”, que significa beijo e “Totem”, símbolo protector, sintetizam os conceitos da exposição: a memória; o arquivo fotográfico; o albúm de recordação de família; remetendo o espectador para uma aproximação ao sagrado.

    Outras Notícias