Milhares cumprem hoje a tradição natalícia madeirense da 'Noite do Mercado'

23 Dez 2014 / 15:05 H.

Milhares de madeirenses e visitantes deslocam-se esta noite para o centro do Funchal para cumprirem uma das tradições do Natal na ilha, a chamada 'Noite do Mercado'.

Esta tradição acontece à volta do Mercado dos Lavradores, na zona velha da cidade do Funchal, e surgiu a pretexto de serem efetuadas as últimas compras de Natal, como frutas e legumes. As pessoas juntam-se para comer e beber, num ambiente festivo e com muita animação.

O evento, coordenado pela Câmara Municipal do Funchal, decorre este ano com preocupações ambientais, com a utilização de copos de plástico reutilizáveis, que vão custar 50 cêntimos e que podem ser trocados aquando da compra das bebidas. Não faltam também as sandes de carne de vinho e alho, as ponchas, os licores e muita animação musical.

Nas ruas ao redor do mercado, que estão encerradas ao trânsito, estão este ano montadas mais de uma centena de barracas e os comerciantes mantêm os estabelecimentos abertos durante a noite.

A praça do peixe é também transformada num palco para serem entoados cânticos de Natal.

"A melhor forma de chegar à festa é através dos transportes públicos", aconselhou o presidente do município do Funchal, Paulo Cafôfo, acrescentando que a empresa de transportes públicos, Horários do Funchal, vai reforçar das carreiras e os parques de estacionamento vão estar abertos toda a noite.

Em termos de segurança, a Policia de Segurança Pública e a Proteção Civil terão, ao todo, 135 elementos mobilizados.

Depois da festa, 140 funcionários da câmara municipal efetuarão as operações de limpeza naquela zona da cidade.

Outras Notícias