Semana Comenius na Horácio Bento de Gouveia

11 Nov 2014 / 19:39 H.

    Ao longo desta semana, a Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia (HBG) recebe delegações de professores  e alunos de escolas da Polónia, Eslováquia e Turquia (catorze alunos e oito professores). A receção ocorre no âmbito do projeto “Cápsula do Tempo – Viagem das experiências passadas às expectativas futuras”, uma Parceria Multilateral do Programa Comenius, programa europeu para a educação, formação, juventude e desporto. A iniciativa é da responsabilidade do Clube Europeu HBG.

    Hoje, numa Cerimónia de Abertura abrilhantada pelo excelente trabalho da Escola de Dança do Funchal, o Secretário Regional da Educação e Recursos Humanos ressalvou a importância destes eventos multiculturais, na medida em que abrem perspetivas de futuro, e elogiou o trabalho desenvolvido pelo Clube Europeu e por aquele estabelecimento de ensino, projetando a Madeira na Europa e no Mundo.

    Neste projeto, envolvem-se também as famílias dos alunos da escola que acolhem, em suas casas, os alunos estrangeiros. Esta experiência, segundo os próprios alunos, é recebida com manifesto entusiasmo por todos uma vez que possibilita conhecer e desenvolver laços com colegas e famílias de outros países e culturas e desenvolver competências a nível cognitivo e socio-afetivo. Os professores ressalvam, ainda, que a cooperação internacional entre os estudantes favorece a motivação para a aprendizagem, nomeadamente das línguas estrangeiras, conduzindo a uma melhor compreensão da diversidade cultural, sob todos os aspetos.

    Lusa

    Outras Notícias