IKEA desafia alunos do 1.º Ciclo a mudar a sua escola

19 Fev 2014 / 12:59 H.

A multinacional de origem sueca IKEA lançou um desafio creativo aos alunos do 1.º ciclo das escolas de todo o país propondo-lhes que indiquem o que mudariam nos estabelecimentos de ensino.

Através do Fundo IKEA Colabora III, a empresa convida os alunos madeirenses a também aderirem ao desafio "Pequenas Mudanças Sabichonas", que contempla um prémio no valor de 50 mil euros, "a distribuir de forma igualitária pelas 50 escolas vencedoras para a aquisição de produtos IKEA para utilização exclusiva no âmbito de melhoria do espaço escolar", fonte oficial ligada à empresa.

"O que mudavas na tua escola para gostares ainda mais dela?". Este é o desafio criativo que a IKEA está a lançar aos alunos de 5 mil escolas públicas portuguesas de todo o país - Portugal Continental, Região Autónoma dos Açores e Região Autónoma da Madeira, do 1.º Ciclo do ensino básico.

O objectivo é fazer com que as crianças, do 1.º ao 4.º ano, reflictam sobre a evolução das escolas e comunidade local, no âmbito da responsabilidade social e ambiental.

O projecto conta com o apoio do Ministério da Educação e Ciência, através da DGEstE (Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares).

De acordo com a informação divulgada pela IKEA, as escolas dos arquipélagos dos Açores e da Madeira para participarem devem enviar a ficha de inscrição para [email protected], com as seguintes informações: unidade orgânica; os dados da escola candidata; os dados do professor responsável pela candidatura, assim como as turmas inscritas e o número de alunos participantes previstos.

Cada escola pode apresentar um projecto, envolvendo uma ou mais turmas no seu desenvolvimento. As inscrições devem ser submetidas até ao final de Fevereiro de 2014, sendo que as 50 escolas vencedoras, ao nível nacional, vão ser conhecidas em Maio deste ano. Nas regiões autónomas, a IKEA trabalha com o apoio das respetivas Direcções Regionais de Educação dos Açores e da Madeira, explica o promotor do concurso.

Toda a informação sobre este projecto pode ser consultada em www.ikea.pt/pequenasmudancas