Matemática e malabarismo associados em aula na Francisco Franco

04 Dez 2013 / 16:04 H.

'A Matemática e o Malabarismo' é o tema da grande aula que o Professor António Machiavelo, da Universidade do Porto, vai dar amanhã, pelas 15h15, no ginásio da Escola Secundária Francisco Franco.
A iniciativa, dinamizada pela professora Ana Paula Dias, insere-se nas comemorações do Ano Internacional da Matemática do Planeta Terra na ilha da Madeira e efectiva a participação da Francisco Franco no projecto “O Mundo na Escola”. António Machiavelo é licenciado em Matemática Pura pela Faculdade de Ciências do Porto e doutorado em Matemática pela Universidade de Cornell (EUA). É docente do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências do Porto e membro do Centro de Matemática da Universidade do Porto.
Segundo a apresentação da iniciativa, “espera-se que a interacção entre o Professor e os alunos estimule nestes um envolvimento activo em explorações pessoais bem como o gosto pela experimentação, pela descoberta e pela criação”. As Grandes Aulas destinam-se a alunos do 9º ano do ensino básico e do ensino secundário de escolas ou agrupamentos de escolas de Portugal. As Grandes Aulas são aulas dadas nas escolas do ensino básico e secundário, por grandes especialistas, em diversas áreas, que estão abertas a todos os que queiram assistir. Alargou-se o conceito das master classes, comuns na área da música e de outras artes, a outros domínios – nomeadamente à ciência – e introduziu-se no ensino básico e secundário esta modalidade de formação.
António Machiavel trabalha em Criptografia, Autómatos Finitos e Teoria dos Números, tendo também fortes interesses em História e Filosofia da Matemática. Dedica algum do seu tempo à divulgação da matemática, sendo vice-presidente da Associação Atractor e colaborador da Gazeta de Matemática. Deu já quase 200 palestras de divulgação de matemática para todos os tipos de audiências e sobre diversos temas.

Outras Notícias